O autoconhecimento

O autoconhecimento

Em uma noite de domingo João estava em casa extremamente descontente por ter que voltar ao trabalho no dia seguinte. De repente, alguém bateu à sua porta. toc, toc.

João atendeu e levou um tremendo susto. A visita era ele mesmo, alguns anos mais velho. Uma pessoa muito feliz e bem-humorada.

O João feliz perguntou ao João descontente porque ele estava triste? 

Amanhã a semana começa e acho o meu trabalho muito chato.

Novamente alguém bateu à porta. toc, toc.

Desconfiado, João descontente atendeu novamente. Quase caiu pra trás quando viu que de novo era ele, mas agora bem mais velho, cansado e stressado.

O que está havendo aqui?

Eu sou você no futuro. entendo perfeitamente a chateação por ter que ir trabalhar amanhã. E saiba que fica cada vez pior.

Então João descontente pergunta, afinal, quem é realmente o eu do futuro?

O João feliz e bem-humorado respondeu, depende de você. 

Dá pra ver que você não está feliz. Você continuou trabalhando ali, mas eu não.

Eu não sabia o que queria, continuei porque precisava trabalhar, ué!

Eu também precisava, mas busquei me conhecer melhor para saber qual atividade me traria mais prazer. Não queria ficar sempre infeliz no trabalho. Como assim se conhecer melhor?

Entender meus pontos fortes e fracos. Buscar atividades que fortalecessem os pontos fortes e tentar melhorar os fracos para que não se tornassem barreiras.

Eu sabia. Queria ganhar bem para realizar os meus sonhos.

Pois é, mas acredite, dinheiro não traz sucesso profissional. O amor ao que você faz, esse sim... Mas eu tentava pensar em outras coisas para fazer, mas acabava não concluindo nada. 

Eu até imagino mais ou menos o que quero, mas não tenho certeza. E aí acabo ficando no mesmo lugar.

Certo, Certo, Certo. Mas pode ser diferente. Se você começar a buscar se conhecer e ser feliz no trabalho, criando um planejamento para isso, tudo pode ser diferente. Autoconhecimento e auto desenvolvimento.

Não acredito nesse tipo de promessa. A vida simplesmente não é assim. 

Não seja tão acomodado! Eu sou você no futuro, acredite em mim.

Eu também sou você no futuro disse o João cansado e stressado.

Então o João feliz e bem-humorado disse, basta escolher quem de nós você quer ser.

É claro que prefiro ser como você, mas concordo com ele quando diz que as coisas não são assim. Como você conseguiu fazer diferente?

Primeiramente, eu realmente não queria essa vida que você está vivendo pra mim. Busquei auxílio.

Mas que auxílio? Ferramentas que pudessem ajudar a me encontrar, a construir uma visão de futuro e a chegar aonde queria, eu sai da zona de conforto, parei de reclamar das coisas e passei a correr atrás dos meus objetivos, ah, e isto é essencial, ter objetivo e foco, pois se você não sabe onde quer chegar, a vida pode te levar para qualquer lugar, inclusive para o João descontente e desmotivado do futuro.

















Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos