O Brasileiro Acredita no Brasileiro?
“A corrupção não roubou apenas o nosso dinheiro, roubou também a capacidade dos brasileiros de confiarmos uns nos outros”.
Ricardo Amorim – jornalista e palestrante
Esta frase do ilustre jornalista e palestrante Ricardo Amorim, define bem uma postura que certamente vem ocorrendo entre pessoas físicas e nas corporações, no mundo dos negócios: as dúvidas do fechamento das negociações. Ao negociar um bem qualquer, se os negociadores se desconhecem, ambos ficam muito preocupados com a lisura da outra parte. As negociações entre corporações ambas as partes colocam na frente os seus Departamentos Jurídicos para preservarem possíveis desconfortos posteriores.
Sempre foi assim? Sim, sempre foi assim!
Entretanto, sem dúvida, os recentes rumorosos megaescândalos de corrupção acentuaram ainda mais as enormes precauções nas decisões do universo de compras e vendas.
A Compliance é uma ferramenta que ao ser implantada nas empresas habilita-a a mostrar ao mundo que seus sistemas são éticos, transparentes e, acima de tudo, honestos, além de contribuírem efetivamente para o sistema de gestão da instituição. Por certo, em futuro próximo, as corporações que não adotarem as normas de Compliance, perderão negócios.
Questão de tempo!
Caro Mestre Ricardo Amorim: você está certíssimo!