Compliance é modismo?
Ao analisarmos as diversas normas e certificações, constatamos as Normas DIN, os 5 S’s, ISO’s, entre outras. Muitas são especificas para determinados segmentos de atividade.
Muitos empresários brasileiros desacreditaram da japonesa 5 S’s. É muito importante lembrar que o Japão ficou arrasado ao final da segunda guerra mundial e que as normas estabelecidas nos 5 S’s, criadas no pós guerra, contribuíram efetivamente para a evolução das instituições e tornar o país numa das maiores potencias mundiais.
As regras estabelecidas nas certificações ISO fizeram com que inúmeras empresas nacionais aperfeiçoassem seus processos e progredissem marcadamente nos seus ramos de atuação.
E as normas Compliance vieram para melhorar os sistemas ou é mais um modismo?
Sem dúvidas podemos afirmar que o momento que o país atravessa exige que as empresas comprovem estar preparadas ou se preparando para demonstrar ética, honestidade, responsabilidade e profissionalismo em sua administração e em seus negócios.
A implantação de Compliance é uma ferramenta que contribui para este modelo.
“A ISO 19600:2014 destina-se a auxiliar as empresas a melhorar e expandir a abordagem existente para gerenciamento da conformidade, e pode ser aplicada como um ‘plug-in’ adaptável ao Sistema de Gestão da empresa, e assim gerir as questões de Compliance.”
Muitos órgãos públicos e grandes corporações já solicitam a comprovação da adoção de Compliance aos participantes de suas licitações.
Certamente, em curto prazo as empresas que não adotarem as normas Compliance perderão negócios.
Questão de tempo!
Professor e Palestrante
5 aObrigado Luiz. Um abraço.
Diretor Técnico - PRODEG - Produtividade, Desenvolvimento e Gestão
5 aParabéns Júlio