O Código do Líder

O Código do Líder

Muitos querem ser líder, mas poucos, de fato, sabem liderar e acabam se tornando chefes, que se aproveitam da autoridade, só ordenam e acreditam que, mesmo agindo assim, os colaboradores trabalharão empenhados para atingirem os resultados de uma empresa.

Liderança é uma tarefa séria, exige dedicação, relacionamento e com a verdadeira necessidade de falar e ouvir com compromisso.

O Líder Conector é inspirador, sabe que é preciso ir além das expectativas, acompanhar o trabalho com humildade, compreender as “dores” e se envolver verdadeiramente, gerando uma confiança mútua entre a liderança e a equipe. De acordo com uma pesquisa da consultoria de recrutamento Michael Page, oito em cada dez profissionais pedem demissão por causa de chefes ruins.

O estudo também afirma que há uma diferença entre a autoavaliação do líder e o ponto de vista da equipe sobre o comportamento da gestão no dia a dia, mostrando que a intenção que a liderança deseja passar aos colaboradores não é percebida. Um exercício importante e frequente para o líder é avaliar a própria performance e atitudes com mais frequência, se questionando sobre as mensagens e ações que deseja transmitir, o que não é fácil.

Na Embelleze, contextualizando o papel da liderança dentro dos 4 elementos da natureza, associamos cada elemento às características pertinentes, que formam o Código do Líder:

1. LUZ - Líderes Conectores lideram,Inspiram e são reconhecidos pelos liderados:

No fundo, o que as pessoas querem, e precisam, são líderes que sejam capazes de guiá-las pela inspiração. Infelizmente, poucas pessoas realmente têm a coragem e a habilidade de serem líderes dessa maneira de se comportarem. O resultado comum são chefes fazedores e mandões.

2. AR - Líderes Conectores interpretam relacionamentos, organizam a estrutura hierárquica e posicionam cada certa pessoa no lugar correto:

Os líderes devem saber como interpretar várias situações, como as emoções dos empregados e as intenções dos adversários ou concorrentes. Eles sabem o que está por trás do que estão ouvindo, o estado de espírito e o ambiente, assim como compreendem que o que você fala, é pra você, de você ou sobre você.

3. ÁGUA - Líderes criam modelos e inovam processos:

Os líderes são arquetípicos, que significa que constituem um padrão de comportamento ou modelo original. Essa é uma descoberta importante: o líder arquetípico é aquele que precisamos hoje. Apenas a liderança com esse espírito tem o poder necessário para liderar processos inovadores e culturais diante da mutação Exponencial do mundo atual, através da paciência de deixar o time “fazer acontecer”. É fundamental sempre defender o empoderamento em todas as áreas da empresa.

4. TERRA - Líderes conectam pessoas e alcançam resultados junto com sua equipe.

Então, o que seria um líder arquetípico? O código para um líder arquetípico é CONECTOR. O líder é um CONECTOR de objetivos, de relações, de processos e de pessoas. Esse tipo de líder é aquele que conecta o que você é e o que você faz, com missão, visão e valores. Essa liderança busca o equilíbrio entre o pensar, o sentir e o agir, aplicando sempre as 3 Leis do Desempenho, que já expliquei os conceitos em um vídeo publicado aqui.

Do ponto de vista da equipe, os colaboradores se rebelam e encerram o compromisso quando se sentem desconectados, sem utilidade, subutilizados, inúteis, em um ambiente sem integridade, onde impera a fofoca, a politicagem, sem prioridade nas respostas para assuntos vitais, minando os resultados da empresa. Situações e atitudes como essas são incompatíveis com as de um verdadeiro líder conector.

O líder CONECTOR fala e ouve com compromisso, cobra metas que antes são assumidas em comum acordo e age com integridade. Você está disposto a encarar essa responsabilidade?

Moisés Oliveira Leme

Gerente Geral | Especialista em Atacado e Varejo | Cash & Carry | Gerente de Supermercados | Atacado | Vendas | Operações Fala sobre #Desenvolvimento Humano

4 a

Quando colocamos nossa alma no negócio, os obstaculos se tornão pequenos, e as dificuldades oportunidades

Parabéns pelo artigo. De fato, bastante enriquecedor.

Iolanda Marques Lima

Consultoria e Gestão Estratégica de Benefícios | Placement Estratégico | Gestão Técnica e Operacional | Análise e Gestão de Riscos | Gerência Comercial e Relacionamento | Negociação de Benefícios

4 a

Que publicação inspiradora! Correlações ricas e agregadoras. Obrigada por compartilhar sua experiência.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Itamar Serpa Fernandes

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos