O CAMINHO DA SUPERAÇÃO

O CAMINHO DA SUPERAÇÃO

Como lidar com eventos difíceis que mudam nossas vidas?

Durante nossa existência passamos por situações desafiadoras e até mesmo traumáticas que mudam o percurso de nossas vidas, como a morte de uma pessoa amada, perda de emprego, diagnóstico de uma doença crônica com a Diabetes Mellitus, entre outros.

Pessoas comuns demonstram uma capacidade de recuperação admirável diante destes duros golpes da vida, tendo a capacidade de ser resiliente.

A palavra Resiliência significa recusar, voltar atrás, na psicologia tem por significado voltar ao estado anterior. Em física Resiliência refere-se a capacidade que um material tem em suportar grandes impactos de temperatura e pressão, se deformar ao extremo, mas pouco a pouco se recuperar e voltar a forma anterior.

Enfim a Resiliência é a qualidade que nos permite ser mais forte diante de adversidades da vida, ao invés de deixar-se ser drenado pela situação, cria-se a capacidade de recuperar-se  de situações de crise e aprender com ela. É ter mente flexível e o pensamento otimista, com metas claras e a certeza de que tudo passa.

Ser resiliente não significa não sentir dificuldade ou aflição, o caminho para superação envolve sofrimento emocional, por isso a resiliência não é uma característica que as pessoas têm ou não têm, pode ser desenvolvida pois envolve as nossas ações através do comportamento e pensamentos, entretanto o que deve ficar bem claro é que a resiliência é uma jornada pessoal.

A resiliência é uma capacidade que nos orienta para o futuro, para a esperança e para a força, mas antes de tudo, nos orienta para a ação. A resiliência pode ser aprendida, não é um traço de personalidade que aparece em algumas pessoas e outras não.

Existem alguns fatores que contribuem a ter resiliência, um destes fatores é ter uma boa relação com o meio que nos cerca, através de familiares e amigos. Outro fator é a capacidade de fazer planos realistas, planejar bem os passos e segui-los, ter uma visão positiva de si mesmo ou a capacidade de lidar com fortes emoções e impulsos.

Construir bons relacionamentos: aceitar a ajuda e apoio daqueles que se preocupam com você, ser ativo em grupos ou organizações baseadas na fé ou em outros grupos locais que forneçam suporte social e pode ajudar com a esperança de recuperação, até mesmo ajudar outras pessoas a se recuperarem podem auxiliar a ver a  sua situação de maneira mais positiva.

A seguir compartilho algumas formas para aumentar seu nível de resiliência:

  • Olhar além do presente: não tem como mudar eventos traumáticos, mas podemos alterar como interpretamos e respondemos a esses eventos, olhar além do que estamos vivendo no presente produzindo pensamentos de esperança quanto ao futuro, aceitar as circunstâncias que podem não ser alteradas ajuda na concentração de circunstâncias que podem alterar-se.
  • Visão positiva de si mesmo: desenvolver confiança em sua capacidade de resolver problemas, confiar nos seus instintos e ter uma perspectiva otimista tentando visualizar o que você quer, ao invés de se preocupar com o que você teme, ajudam a construir a resiliência.
  • Olhar para si: prestar atenção às suas próprias necessidades e sentimentos. Participar de atividades que você gosta e acha relaxante, incluir a prática de exercícios físicos ajudará a manter sua mente e seu corpo preparado para lidar com situações que exigem capacidade e resiliência.
  • Ter flexibilidade:  resiliência envolve manter a flexibilidade e equilíbrio em sua vida para lidar com circunstâncias estressantes e eventos traumáticos, é por um passo a frente como uma atitude de lidar com seus problemas, mas também saber voltar e descansar e se reorganizar.
  • A perseverança e a confiança serão aliadas para enfrentar o caminho. Não se esqueça.

Podemos definir resiliência como fazer uma viagem de jangada em um rio, onde você pode encontrar correntezas fortes, água calma, águas rasas, pedras no fundo. Como na vida, as situações que vivenciamos podem afetar a nossa jornada ao longo do caminho, como na viagem de jangada em um rio, encontraremos águas calmas, fortes correntezas, pedras, por isso sua jornada deverá cultivar a perseverança e confiança para superar as pedras e outros obstáculos e a cada superação ganhamos coragem e discernimento para continuar navegando com êxito o caminho, e se em algum momento você perceber que a escalada está difícil e cansativa, você pode descansar ao lado do rio, mas para chegar ao fim da sua jornada, você precisa voltar no bote e continuar.

“Se não está em suas mãos mudar uma situação que lhe causa dor, você sempre poderá escolher a atitude com a qual vai enfrentar esse sofrimento”. (Viktor Frankly)

Fonte: www.apa.org/helpcenter/road-resilience.aspx


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos