O "caminho das pedras", que eu segui.

Muitas das pessoas que me seguem aqui no Linkedin, e outras que não me seguem também, estão passando por algo muito parecido com o que eu passei quando buscava uma mudança profissional. Acredito que este pequeno artigo possa ajudar um pouco sobre como foi o meu trajeto em minha transição de carreira, assim como a entrada no mercado de trabalho de tecnologia.

Tenham em mente que este foi o processo que eu passei, e não necessariamente existe uma fórmula mágica que será entregue à vocês. Este artigo servirá como motivação para as pessoas que estão empenhadas em uma mudança de vida.

O inicio é um pouco mais conturbado no meu pensamento, é esta a etapa em que você decide se de fato você irá sair de uma consolidada carreira, para um universo totalmente diferente e novo. A minha desisão foi bastante impulsionada, no sentido positivo da coisa, por pessoas próximas que já trabalham na área e tinham experiências para compartilhar comigo.

Eis que surge a primeira dica deste artigo, procure perguntar para as pessoas que já estão ingressadas na área todas as dúvidas que vierem na cabeça. Se a pessoa em questão não pode te ajudar, procure outra, não se desmotive pela falta de interesse de alguém. Se tem uma coisa que aprendi, é que a área de tecnologia foi (e está sendo) construída com muitas mentes ajudando umas as outras. O seu processo de adentrar neste mercado profissional não será diferente.

As dúvidas podem ser supridas e você se maravilhar com o que você irá ouvir, até por que é uma área bem valorizada, com salários bons, empresas modernas e com grandes mentalidades. Mas não se engane, você precisará se dedicar muito para alcançar estes níveis que lhe foram apresentados, assim como qualquer área imagino eu.

O meu processo, depois de longas conversas, começou a mudar de direção pois foi esta a etapa onde eu comecei os meus estudos, onde eu comecei a conhecer do que se tratava o Desenvolvimento e como é o trabalho de um Dev.

Segunda dica do artigo, procure com as pessoas que estão te ajudando dicas de conteúdos que vocês podem estudar. Tudo exige um primeiro passo, mesmo na imensidão de linguagens que você irá se deparar, e foi exatamente assim que conheci primeiro Python. Se eu posso aproveitar um pouco a deixa Python é uma excelente linguagem para se conhecer todo este mundo. Hoje em dia eu trabalho com JavaScript majoritariamente, mas foi Python que esclareceu a minha principal dúvida "Será que eu arrisco uma mudança de carreira tão drástica?". A resposta você pode imaginar qual foi.

O ano em questão, em que tudo começou, eu estava desempregado (um grande gatilho inclusive para arriscar a mudança profissional) por isso tive muito tempo livre para me dedicar aos estudos. Este ponto é muito particular de cada pessoa, por que cada indivíduo se desenvolve diferentemente do outro, é um processo individual, então conte com o seu empenho principalmente.

Até o momento eu te aconselhei a:

  1. Conversar com pessoas da área
  2. Estudar linguagens de programação, de preferência as que forem indicadas pelo seu conhecido.

A questão é, "quando vou começar a procurar um emprego na área?", ou, "estou pronto para me arriscar a uma oportunidade?". Essas, entre outras, foram as perguntas que pairavam em minha mente, se eu já estava bom o suficiente para cair de cabeça. A resposta é bem simples, e você nem precisa da aprovação de alguém para descobrir, "o quão esforçado e dedicado você está?". No meu processo foi mais de feeling para ser sincero com vocês, eu sabia neste ponto do processo o quanto estava estudando, e o quanto queria construir uma carreira dentro da área de tecnologia, então comecei a dividir meu tempo em dedicar atenção também ao meu Linkedin, exatamente.

Terceira dica, dedique um bom tempo para a preparação do seu Linkedin, do seu currículo, dos seus certificados (neste ponto é esperado que você tenha feito alguns cursos pela internet), e principalmente das suas Conexões aqui na plataforma.

Sobre o currículo e a preparação do seu perfil do Linkedin é um processo bem particular, mas eu tive ajuda para construir o meu, e saibam que vocês também podem conseguir esta ajuda, basta procurar as pessoas corretas que queiram ajudar e que estejam dispostas. O meu perfil por exemplo (não é um perfil perfeito, e inclusive está longe disso) foi construído com a ajuda de profissionais da área de Recrutamento, em específico da área de Recrutamento de Profissional para a área de tecnologia. Então se serve ao menos como um primeiro passo, vejam meu perfil, se existir algo que lhes agradem, será ao menos um começo.

Depois de toda esta preparação, estudando bastante, construindo um perfil no Linkedin que seja mais acessível e bem apresentado, um currículo mais chamativo, e alguns cursos já concluídos, chegou a etapa de garimpar vagas de emprego.

Quarta dica do artigo, se conecte com os recrutadores de vagas para a área de Tecnologia que lhe agrada. Ou seja, procure os recrutadores das áreas que vocês mais gostaram e lhes chamaram atenção. No meu caso, eu procurei E ME conectei com vários recrutadores que possuíam vagas para Desenvolvedores, que foi a área que eu quis seguir.

No meu caso, toda vez que me aceitavam em sua rede de conexão, eu logo mandava uma mensagem "pronta" com as informações que eu acredito que chamem mais a atenção. Eu fiz um pequeno texto me apresentando, e falando que procuro uma oportunidade na área, e que a pessoa (o recrutador) poderia me ajudar a encontrar essa oportunidade. Convidava a pessoa à ir visitar o meu perfil, ver o que já construi e etc.

Vejam, esse processo de encontrar recrutadores foi literalmente diário, e aconteceu por ao menos uns 5 meses. Por isso que mencionei o termo "garimpar", a intenção é mostrar que você precisa procurar todos os dias por pessoas que trabalhem com isso, no final das contas são essas pessoas que irão lhe auxiliar a encontrar uma oportunidade, que irão lhe auxiliar a encontrar uma entrevista. Por isso valorizem bastante essa etapa, tanto quanto qualquer outra já mencionada.

O Grande Dia chegou, você conseguiu uma entrevista, e agora? "Henrique, como eu me preparo para esta entrevista?". Posso estar exagerando um pouco, mas uma boa parcela de pessoas que trabalham na área de desenvolvimento ainda sofrem um pouco com a questão da sua comunicação, e este é um ponto muito importante para qualquer setor profissional, então se posso te dar uma dica, é:

Trabalhe bem a sua comunicação, desenvolva sua desenvoltura na fala, isso com certeza irá te ajudar, tanto quanto saber desenvolver. É claro que a vaga exige que você saiba conceitos básicos de programação, sobre como desenvolver pequenos projetinhos, mas se você souber se comunicar bem, este será um grande ponto na sua entrevista, assim como foi na minha.

Acredito que este pequeno artigo possa lhe ajudar de alguma forma, mas ainda não acabou, pois quero fazer as minhas indicações à vocês. Achou que deixaria minhas dicas de fora?

Sobre as possíveis linguagens que vocês podem estudar:

  • JavaScript - Sites: Curso em Vídeo, Rocketseat (ambos possuem grande didática e são gratuitos)
  • HTML e CSS - Sites: Curso em Vídeo, Rocketseat
  • Python - Sites: Curso em Vídeo

Estas linguagens são muito bacanas de estudar, e me ajudaram muito a conhecer melhor todo o universo, então lhes indico o mesmo.

Sobre as conexões com recrutadores:

  • Entrem no meu perfil e vejam as minhas conexões, eu provavelmente possuo vários com quem vocês possam entrar em contato.

Para ajudar em todo processo de sua vida e carreira:

  • Eu fui uma pessoa que se dedicou bastante no estudo do Autoconhecimento, não existe caminho mais fácil do que esse para você se desenvolver em qualquer que seja o seu interesse. Eu sigo muito os ensinamentos do Professor Pedro Calabrez, caso se interessem. - Youtube: Neurovox
  • Estudos sobre Softskilss e Hardskilss. Conceitos sobre comunicação, comportamento, trabalho em equipe, liderança (softskills). Linguagens de programação, frameworks, banco de dados, Clean Code (hardskills).
  • NUNCA SE COMPARE, cada pessoa tem seu tempo, cada pessoa tem seu trajeto. Ouvi uma vez a seguinte frase: "A comparação é diferente da inspiração. A comparação é usar a história de outra pessoa como regra para construir a sua. A inspiração é usar a história de outra pessoa como combustível para construir a sua.". Um grande erro que cometi, foi de me comparar muito com as pessoas, e isso dificultou o meu processo de entrar na área possivelmente. Evite cometer este mesmo erro.

Este artigo foi desenvolvido para que eu possa ajudar vocês no começo, e sei que ajudará, pois me fez falta saber de alguns desses pontos quando iniciei minha trajetória. Caso você se interesse por mais detalhes me mande mensagem. Será um prazer contribuir com mais.

Espero que tenha gostado.


Um grande abraço, e boa sorte na sua aventura.

Artigo muito legal Henrique, obrigado pelo seu esforco em criar e dividir sua experiencia conosco!

Fabio Godoi

Gerente de Engenharia de Aplicação | HI Tecnologia

3 a

Parabéns Henrique pela iniciativa e evolução na sua carreira, vc merece!

Mauricio Alves

Especialista em Programas de Formação e Alocação de Talentos | Desenvolvimento Profissional em Tecnologia | Gestão de Carreira e Projetos

3 a

Ótimo texto mano 🤗

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Henrique Antonio Contador Pantaroto

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos