O caminho do mercado de gestão de frotas

Recentemente almoçando com um grande amigo e que ocupa a cadeira de Diretor Comercial em uma empresa de gestão de frotas, ele me soltou uma pergunta;

- “Porque algumas empresas de gestão de frotas estão indo bem e eu não consigo entregar o resultado expectado? ”

Ele estava preocupado, porque 2016 e agora 2017 não vem sendo bom para a empresa que ele trabalha e óbvio, para ele e sua equipe.

Eu respondi que ele poderia estar empregando uma estratégia equivocada, uma vez que ele já havia dito durante o almoço, que o foco eram as grandes contas.

Na minha visão, o mercado de gestão de frotas no Brasil é pouco difundido e ainda tem muito espaço para crescer. Mas este espaço está justamente nas médias e pequenas empresas.

É nelas que haverá o grande “boom” no crescimento deste modelo de negócio, tão mal divulgado no país.

Olhando ao redor de nós mesmos, quem não tem um amigo ou conhecido que tem uma média ou pequena empresa e que possuí carros próprios? Muitas vezes, comprados com recursos captados em bancos, seja por leasing ou até por meio de crédito empresarial. E estes empresários, que geralmente ocupam o cargo de direção da empresa, estão tão focados em dar resultados na sua empresa, que não se atentam aos custos que este modelo apresenta.

Por isso, quando conseguimos mostrar as pequenas e médias empresas, os benefícios da gestão de frotas ou “leasing operacional” e mostramos que além de tudo que pode ser customizado em termos de informações e gestão, por exemplo, pneus, sinistros, documentação, manutenção, ainda tem-se a operação financeira, que não tomará seus recursos e não há juros altíssimos como em uma operação comercial de um banco, sem contar que em dias de hoje, os recursos de créditos nos bancos estão muito restritos, a probabilidade de sucesso é altíssima

E porquê? Simples!!! Porque estas empresas na sua maioria não têm de forma clara, uma política de frota. Porque quem decide qual carro e quem vai ter ou usar, geralmente é o dono ou diretor geral. Porque são elas que movimentam hoje a economia e existe a necessidade constante da compra de um carro a mais.

Outro ponto que sempre falei e que acredito seja fundamental para o sucesso da prospecção e posteriormente, para uma assinatura de contrato, é o envolvimento do operacional na abordagem comercial. Mostrar os benefícios da gestão de informação que a empresa ganhará, o poder de compra de uma gestora de frota frente a empresa dele e os benefícios que isso gera em termos de custos nas manutenções e tempo do veículo parado, entre outros ganhos é algo que realmente faz a diferença.

Ainda acredito muito neste modelo e no nosso mercado pouco explorado!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos