O caminho para encontrar o seu diferencial.

O caminho para encontrar o seu diferencial.

Um dos maiores desafios de um empreendedor é identificar o seu diferencial.

Em meio a centenas de empresas como a sua no mercado, o grande desafio é se diferenciar.

Não só diferenciar a sua empresa, mas o que oferece, como oferece, sua comunicação nos pontos de contato (design, estrutura física, propaganda em outdoors, rádio, redes sociais).

Mas o que muitos de vocês não sabem é que já têm tudo o que precisam em si, na sua história, trajetória, conhecimento, experiências e desejos para o futuro.

Vamos aprofundar esse assunto e mostrar como o caminho para se diferenciar pode ser mais simples do que imagina.


É muito comum se perguntar ou não ter clareza sobre o diferencial do próprio negócio.

A gente pensa em tanta coisa e ao mesmo tempo pode achar que nada daquilo pode ser o nosso diferencial. Tá passando por isso ou já aconteceu com você também?

Antes de tudo, vou reiterar o que tenho mencionado sobre autoconhecimento empresarial, pois entender bem o que a sua empresa oferece é o primeiro passo para que você seja capaz de se diferenciar.

Para validar o que falo vou contar sobre algumas experiências com clientes: Um dos pontos mais sensíveis do briefing é quando pergunto sobre os concorrentes. E as reações vão desde um “Não me interessa saber nada sobre eles” até um “Sempre que faço algo, todo mundo me copia e logo estamos todos iguais”, e ambas as situações oferecem perigos.

Aquele que não se interessa em observar o mercado está perdendo a oportunidade de fazer algo inovador que pode ser capaz de diferenciá-lo. Aquele que diz que é copiado, as vezes pode desistir de fazer algo legal por medo de ter sua ideia roubada. Com isso o mercado fica estagnado, os clientes compram apenas baseando-se em preço ou conveniência, ninguém cresce e como diz o Harv Eker em Os Segredos da Mente Milionária “Se você não está crescendo, está morrendo”.

Eles riem quando eu argumento que “Para ser incomparável, antes é preciso comparar”, afinal como fazer algo diferente que me destaque sem saber o que os outros estão fazendo, onde estão acertando e onde estão errando?

É baseada nas ações que já estão sendo executadas pela concorrência que o estrategista pode junto com a equipe da empresa elaborar algo completamente diferente que evite a comparação e ganhe o coração dos clientes que você deseja atrair.

Pesquisar a concorrência não é sobre copiar o outro. É sobre fazer diferente E MELHOR. 

Quando pergunto “quais os diferenciais que você acredita que tem?”, recebo respostas como: Qualidade de produtos, atendimento, preço baixo, ingredientes especiais/selecionados, atributos, performance do produto, etc. Mas nenhum desses são diferenciais, e sim agregadores de valor.

Então o que posso fazer para me diferenciar? Vou deixar aqui 4 pontos para serem trabalhados que podem te diferenciar e te destacar dos demais:

  1. Sua história/narrativa- Este é o fator mais subestimado, o primeiro a ser revelado, mas que na verdade é o primeiro a ser deixado de lado. Por que você faz o que faz? Como chegou onde está hoje? Qual o jeito autoral que você adotou? Como a sua trajetória colaborou para ser o que é hoje?
  2. Metodologia- Aproveite as perguntas anteriores, elabore um processo de ações que resulte no que você oferece e dê um nome único, com a sua identidade.
  3. Autoridade- Demonstre suas experiências e resultados, fale sobre o que sabe, com quem/onde aprendeu, cite seus cursos, livros, professores, mentores.
  4. Objetivos claros- saber onde quer chegar, com metas e ações, passo a passo e não só em sonhos.

Ligue todos esses pontos numa narrativa emocional envolvente que atraia o tipo de público que você quer para sua empresa, conheça esse público a fundo a ponto de saber o que pensam e desejam, os problemas pelos quais passam. Mas esse é um assunto para outra semana…


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Daniela Silveira

  • Tudo culpa do Social Media.

    Tudo culpa do Social Media.

    Será mesmo que a falta de resultados nas redes sociais da empresa são mesmo culpa do social media? Já ouviu dizer que…

  • Em que nível de maturidade digital sua empresa está?

    Em que nível de maturidade digital sua empresa está?

    Veja aqui uma escala que pode te ajudar a identificar seu momento e o que fazer para avançar. No primeiro texto dessa…

  • ANTES DE ESTAR ONLINE, É PRECISO TER UM BOM OFFLINE

    ANTES DE ESTAR ONLINE, É PRECISO TER UM BOM OFFLINE

    Muitos negócios têm dificuldade de se estabelecer no mercado por falta de organização e clareza nas estratégias…

  • Sua empresa não está pronta para o digital

    Sua empresa não está pronta para o digital

    Saiba como preparar-se para ter um perfil estratégico nas redes sociais e atingir seus objetivos. Pode ser um pouco…

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos