O capital investido sempre busca retorno, esta é a lógica.
Tenho atuado, junto ao "dono do negócio", na diferenciação de empresas - desde startups até as PMEs que possuem longo tempo de mercado - e a grande maioria, senão a totalidade, questiona a capacidade de atração de novos clientes junto à marca, aos produtos e serviços oferecidos com o objetivo final de rentabilidade em suas operações.
É importante salientar que o capital de investimento é uma oportunidade que o dono do negócio deve considerar. O investidor, seja anjo, venture, private ou outro, quando avalia onde alocar seu capital considera, também, qual a estratégia do negócio, qual a diferenciação e posicionamento que a empresa investida possui para competir no mercado.
Esta avaliação é mensurada pela clara identificação da comunicação integrada da empresa , caso contrário, a percepção de risco se torna presente. Existem outros indicadores que o investidor checará, porém não é o caso de discorrer sobre eles.
Este insight visa facilitar o entendimento de quão importante é comunicar a sua estratégia, tanto para seu capital interno - seus colaboradores e parceiros - quanto para seu capital externo - seus prospects e clientes.
A comunicação diferencia a empresa no mercado, unifica o discurso para os stakeholders e potencializa a sinergia de ações complementares dentro e fora da organização. O dono do negócio deve investir em uma estratégia integrada.
Perceber que a estratégia é uma avaliação de mercado, deve ser constantemente atualizada, é tarefa de quem dirige o negócio e, como tal, atento as possibilidades de investimentos que se apresentam. Boas estratégias atraem investimentos.
Comunicar com eficiência seu posicionamento e diferenciação qualifica a organização ao capital de investimento, se esta for uma oportunidade/necessidade, caso contrário facilita, ainda mais, a atratividade de prospects e clientes da marca aos produtos/serviços ofertados.
O capital investido, em algum ativo, sempre busca retorno, esta é a lógica, sua marca também.