Trate com inteligência seu capital humano, isto é estratégico!

Trate com inteligência seu capital humano, isto é estratégico!

Recebemos, diariamente, informações sobre o aumento das vendas através do ecommerce.

Isso, por si só, é um dado significativo, a ponta da venda, porém está inserido numa dinâmica bem maior, por exemplo a indústria de embalagens, dos meios de pagamentos, da logística de coleta, tratamento e entrega, a própria indústria dos marketplaces disponíveis para colocação de ofertas, do marketing de afiliados para disseminação de ofertas, dos colaboradores internos das empresas que necessitam capacitação e treinamento para atender novas demandas, enfim, um universo que se movimenta de um jeito diferente e muito mais rápido.  

O ambiente digital do ecommerce oferece uma quantidade de opções envolvidas, e aqui fica a análise, seja pela diversidade de canais digitais para exposição de ofertas, marketplaces, lojas próprias, lojas compartilhadas, hubs de negócios específicos e muitos outros; pelo acesso ao clientes em qualquer lugar para refinar e melhorar a sua escolha utilizando-se de plataformas de comunicação direta como whatsup, insta, messengers e outros, pelas opções de recebimento de seu produto/serviço- no ponto de venda, em um espaço físico diferenciado, no meio do caminho ou em casa e etc..., pela diferenciação do envio, expresso ou convencional; pelo tipo de transporte, em veículos tradicionais ou modelos elétricos, sustentáveis ou nem tanto, rastreáveis ou indiferentes, direcionados ponto a ponto ou compartilhados, enfim, todos integrantes de um ecossistema incrementado intensivamente durante a pandemia que respondeu positivamente às expectativas tanto de quem vende quanto de quem compra.

Muito embora este processo seja evolutivo, isto é, não há possibilidade de voltar a ser como antes, o quanto deste entendimento permeia a estratégia das empresas? Seja através de capacitação de seu time de colaboradores para implementação das vendas ou de novos modelos de negócios. 

Estes profissionais do dia a dia, que detém um conhecimento imprescindível de seu negócio, produtos e serviços, de sua cultura organizacional, do seu modo de atender e entender prospects e clientes, de fidelizar e aproximar os parceiros e fornecedores, enfim, estes colaboradores que são responsáveis pela "memória" e contato da empresa, que levam a marca desta organização para todos os lugares e que estão disponíveis para ampliar o processo de venda e inserir a empresa numa nova onda.

 Investir nestas pessoas é reconhecer o esforço de cada um, é qualificar, mais ainda, seu time, é incentivar o aprimoramento técnico, é compartilhar conhecimento pela empresa, é construir um momento diferenciado.

O retorno para a organização é imediato, seja pela percepção de todos: clientes, parceiros, mercado em geral, pelo envolvimento e compromisso contínuo dos colaboradores que se energizam neste novo movimento e, principalmente para as empresas que se alimentam desta sinergia positiva.

Isto é tratar com respeito e inteligência seu capital humano, isto é estratégico!

É isso aí Angelo, há muitos anos atendendo empresas (somente na questão de construção e planejamento físico das instalações), já vi todo tipo de abordagem, mas a abordagem que mencionaste é bem verdade: não adianta ter o melhor sistema operacional, eletrônico ou analógico, se não se valoriza e investe naqueles que o operam, dia a dia. Máquinas, sistemas e redes são alimentados por dados e insumos, ainda por humanos.

Claudio Ferro

Fintech entrepreneur | CCS at Giro Pagamentos | CEO and co-founder at PoupaBrasil Investimentos | Consultant | Financial advisor | Board member | Startup & Technology enthusiast

4 a

Ótima abordagem Angelo Beigin . Vc aborda um tema de muita importância na vida das empresas e na nossa sociedade. Parabéns

Flavio Gurgel do Amaral

Diretor de Estratégia - Mutato, grupo WPP

4 a

Muito bem escrito, e muito perspicaz essa sacada da trama entre o digital e - o sempre fundamental - olhar humano. Grande Ângelo

Cidio Halperin, MD MBA

Cardiologista, Board Member, MBA em gestão, professor de marketing para Saúde, Startups mentorship, investidor-anjo. Apaixonado por inovação, pessoas e empreendedorismo

4 a

Perfeita colocação Angelo Beigin nossas interações online tem um caráter exponencial que não dimensionamos. Isto sim é a real redistribuição de renda baseada no trabalho, liberdade econômica e liberalismo.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos