O COMPLIANCE NO TRIPÉ DA GESTÃO MODERNA.

Ao se estudar sobre gestão de organizações, pode-se identificar que uma das principais, mais modernas e conceituadas estratégias é a utilização do tripé Governança, Risco, Conformidade, mais conhecido como GRC.

Ao se aplicá-la, uma organização passa a agir de forma sólida dentro do mercado, pois define de forma clara as suas políticas e procedimentos, através da Governança, bem como se prepara para todos os possíveis eventos que possam afetá-la, mapeando e criando respostas aos diversos cenários na análise de Riscos e por fim, possui um sistema que permitirá que todos dentro, e fora, da organização possam regular e verificar a atuação de todos dentro dos padrões estabelecidos. E isso ocorre dentro da conformidade.

Assim, o chamado compliance é muito mais relevante dentro de uma organização do que a aplicação de um simples programa voltado ao cumprimento da Lei Anticorrupção. Cita-se isso, pois é apenas sob este viés que a grande maioria das consultorias tem apresentado o assunto, como sendo apenas uma exigência legal, o que não é um conceito incompleto.

 Nesta visão, o compliance é uma das principais ferramentas dentro de uma gestão eficaz, pois é exatamente ele quem se relaciona diretamente com os demais pilares, sendo composto por eles e os fortalecendo através do sistema de controle desenvolvido.

A partir disso é ele quem estabelecerá as regras e a forma de monitoramento dos processos internos em face das políticas definidas, é quem viabilizará a melhoria do relacionamento interpessoal e aumentará a amplitude da comunicação interna da organização.

Tal mecanismo claramente auxilia de forma ativa na integração entre todas as áreas da organização, facilita a gestão de processos e de pessoas, dá maior segurança, eficiência, transparência e credibilidade para a organização.

Isto invariavelmente reduzira os custos diretos e indiretos da organização, bem como permitirá o aumento das receitas, pois uma gestão mais eficaz resulta em lucros maiores.

Diante disso, o estudo mais aprofundado e a aplicação do sistema de compliance numa organização é fundamental para a sua saúde e longevidade no mercado.


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Fabricio Tapxure Scaramuzza

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos