O CONSUMO DE MARMITAS NO BRASIL
Imagem: Scuadra Embalagens

O CONSUMO DE MARMITAS NO BRASIL

Marmitas... quem pensaria há algum tempo que esse seria um tema em destaque como é hoje?!?

Procure saber qual o item que está no topo dos pedidos do iFood , ou qual o CNAE está no topo das aberturas de MEIs no Brasil (segundo o Sebrae ), ou ainda qual segmento tem o maior crescimento segundo entidades da Indústria de Alimentos: sim, Marmitas!

E, por motivos como esses, entendemos que as Marmitas sejam uma das principais razões da estagnação de tráfego presencial no Foodservice brasileiro!

Isso nos levou aqui na FOOD CONSULTING a investir numa Pesquisa ampla e nacional especificamente sobre esse tema – O CONSUMO DE MARMITAS NO BRASIL – a qual pode ser contratada por sua empresa, caso o tema seja relevante em seu negócio; no final do Artigo, você tem nosso contato.

Esse Artigo é uma contribuição nossa com a reflexão sobre o tema, com um pequeno extrato da Pesquisa, que tivemos a honra de apresentar recentemente no Congresso Nacional da Abrasel em Brasília, em agosto de 2024.

Vamos lá – 8 highlights da Pesquisa:

1.      A penetração das Marmitas hoje já é superior a 80% entre consumidores de Alimentação a partir de 16 anos; ou seja, pelo menos uma vez por mês, mais de 80% das pessoas consomem alguma Marmita – seja produzida em casa, seja pedida por um Marketplace, buscada num estabelecimento na vizinhança etc.

2.      Apesar de 28% dos consumidores consumirem Marmitas entre 3 e 6 vezes por mês – esse é o principal intervalo de frequência de consumo – é muito expressivo notar que a soma de consumidores que consome Marmitas a partir de 7 vezes por mês é de 50% do total.

3.      E, quando observamos os 3 principais motivadores para se consumir Marmitas (todos muito importantes), fica clara a razão de uma frequência tão grande de consumo:

a.      As Marmitas contribuem positivamente para o orçamento de alimentação

b.      As Marmitas auxiliam a manter uma alimentação saudável e equilibrada

c.      As Marmitas facilitam a rotina do dia a dia

4.      Sobre qual o momento de consumo: sem dúvida, o que predomina é o almoço; grande destaque para o almoço durante a semana (62% dos consumidores citam esse “day-part”) e, em segundo lugar, o almoço no final de semana

5.      Abordando o local e ocasião de consumo, era esperado que o principal fosse “o local de trabalho, durante a rotina de trabalho”, mas chamou a atenção que o segundo mais citado fosse “em casa, fora da rotina do trabalho”; ou seja, as Marmitas têm sua utilidade além de ser a solução para a refeição durante uma jornada de trabalho apenas.

6.      Procuramos também entender se as Marmitas têm representado “consumo adicional” ou se estão substituindo alternativas existentes e a resposta é categórica: sim, as Marmitas estão substituindo alternativas tradicionais, especialmente o almoço que as pessoas preparariam em casa, o almoço que o consumidor faria num estabelecimento, ou ainda outra refeição (que não o almoço) que seria preparada em casa.

7.      Agora, apesar de o item anterior demonstrar ameaça para os Operadores de Foodservice, entendemos que haja mais oportunidades do que ameaça; um ótimo exemplo: Restaurantes e Lanchonetes na vizinhança são a principal fonte de aquisição de Marmitas pelo consumidor (50%!), seguida de estabelecimentos especializados em marmitas na vizinhança.

8.      E, já que a oportunidade é enorme e latente, procuramos entender quais os elementos mais importantes para o Consumidor em sua escolha de fornecedor de suas Marmitas: trabalhar com bons ingredientes, ter boa variedade de opções, ter boas referências e ter um bom sistema de entregas.

Como disse, essa é apenas a “ponta do iceberg” de nossa Pesquisa “O CONSUMO DE MARMITAS NO BRASIL”, já contratada por algumas das mais importantes Empresas do Foodservice brasileiro.

Outras questões abordadas na Pesquisa:

•                 O preparo ou a compra de marmitas

•                 Quem é responsável pelo quê

•                 Origens e canais de compra

•                 Decisão de compra

•                 O preço médio

•                 Kits e Assinaturas

•                 As especialidades (cardápios)

•                 Equipamentos e utensílios

•                 Alimentação saudável e dietas

•                 Sobremesas

•                 Embalagens

•                 Experiência no consumo

•                 Limitadores o consumo

Nossa Head Comercial na Food Consulting – Selma Oliveira (selma.oliveira@foodconsulting.com.br) – está a postos para viabilizar essa contratação para sua empresa.

Um grande abraço.

Sergio MOLINARI

Christiane Patruni

Entrepreneurship - IT - Social

4 m

Sergio Molinari, que artigo incrivelmente rico e importante para a comunidade de foodservice. Como co-fundadora da Partuu, ficamos muito felizes em revalidarmos que nosso propósito nos leva na direção certa e que estamos cada vez mais alinhados com a tendência e real necessidade da vida das pessoas. Agradeço pela oportunidade da informação que você traz e certamente é de nosso interesse nos aprofundarmos no conteúdo da pesquisa.

Thiago Theodoro

Director of Food Solutions, Latin America | gatesolutions by gategroup

4 m

Sergio Molinari e Selma Oliveira isso é fantástico! Como eu aprendo com vocês e reconheço a capacidade de síntese. Parabéns! No Brasil, temos capacidade de produzir dezenas de milhares de marmitas por dia e estamos acelerando essa busca de parceiros justamente por acreditar nisto.

Luiz Antonio Silveira

CEO da Scuadra Embalagens Diferenciadas Ind e Com Ltda

4 m

Excelentes apontamentos, concordo com todos. Obrigado!!!

Sergio Molinari

Conselheiro Consultivo, Consultor, Palestrante e Professor - Especializado no Mercado de FOODSERVICE

4 m

Samantha Solha, muito obrigado por compartilhar. Sem dúvida, empresas como a Unilever Food Solutions tem vários papéis importantes no desenvolvimento de um segmento como o de Marmitas. Estaremos juntos em breve, discutindo sobre a Pesquisa e o Mercado. Abração e obrigado. Molinari

David Martinho

Coordenador de Vendas | Key Account | Supervisor de Vendas | Executivo de Contas | Executivo de Vendas

4 m

Muito interessante! Já imagino as oportunidades de quem opera nos restaurantes e lanchonetes, em especial aqueles que sofrem com a queda de fluxo no almoço semanal, que tange abraçar essa fatia e ainda incrementar o serviço com assinatura de marmitas, combos saudáveis, sobremesas e etc. No foodservice é incrível esse desafio constante de ter que se reinventar no serviço para os mesmos clientes.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Sergio Molinari

  • A RADIOGRAFIA ATUAL DAS REDES DE FOODSERVICE

    A RADIOGRAFIA ATUAL DAS REDES DE FOODSERVICE

    Há 9 anos, realizamos nosso MAPEAMENTO DE REDES DE FOODSERVICE, que tem como objetivo oferecer uma visão objetiva do…

    18 comentários
  • O VENDEDOR OBSOLETO

    O VENDEDOR OBSOLETO

    O vendedor obsoleto É a competição, a transformação tecnológica e digital, a multiplicidade de canais de vendas e…

    1 comentário
  • Span of control (amplitude de controle) nas equipes comerciais

    Span of control (amplitude de controle) nas equipes comerciais

    Na sua empresa, quantas pessoas são subordinadas a cada supervisor, coordenador ou gerente? Qual o número mágico para…

  • O Dilema entre Preço x Valor

    O Dilema entre Preço x Valor

    Na sua opinião, empresas focadas em preço e empresas focadas em valor tem as mesmas dinâmicas e as mesmas chances de…

    1 comentário
  • A MATRIZ BCG NO FOODSERVICE

    A MATRIZ BCG NO FOODSERVICE

    Muito provavelmente, você já tomou a vacina BCG contra a tuberculose quanto era ainda um bebê, possivelmente, até tenha…

    2 comentários
  • Mapeamento de Redes de Foodservice 2022

    Mapeamento de Redes de Foodservice 2022

    Redes, vamos falar um pouco sobre Redes de alimentação. Quais segmentos têm o maior número de diferentes Redes? Quais…

    7 comentários
  • Estratégias Regionais no Foodservice

    Estratégias Regionais no Foodservice

    Como você pensa as estratégias regionais para atuar no Foodservice na sua Indústria ou Distribuidora? Será que não está…

    2 comentários
  • A INFLAÇÃO E O FOODSERVICE

    A INFLAÇÃO E O FOODSERVICE

    Vivemos há mais de 2 anos um cenário global e local dos mais complexos em relação à inflação de alimentos. Este ciclo…

    6 comentários
  • O Sabor está deixando de ser protagonista no Foodservice?

    O Sabor está deixando de ser protagonista no Foodservice?

    O que leva o consumidor ao restaurante nos dias de hoje? Se não é o sabor e o aroma do que consome, o que é então? Esta…

    3 comentários
  • O QUE ESPERAR DO MERCADO DE FOODSERVICE EM 2022

    O QUE ESPERAR DO MERCADO DE FOODSERVICE EM 2022

    Apesar de já termos mais de 1/3 de 2022 transcorrido, várias pessoas têm perguntado sobre as perspectivas para o ano no…

    6 comentários

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos