O Curso de Fotografia (ou percurso) na Nossa Vida

O Curso de Fotografia (ou percurso) na Nossa Vida


Como começar a fotografar?

Existem diversas maneiras de se aprender fotografia. Tem quem recorra ao curso de fotografia sem ter o aparelho. Alguns compram uma câmera e lidam com o aparelho através das experiências, sem buscar formação. Há quem compre uma câmera e faça logo um curso de fotografia. Parece lógico, né? Mas nem sempre é tão fácil quanto parece. E quando a intenção é ir além e se tornar profissional, complica um pouco.

“Então como eu começo?” 

Não existe uma fórmula. Cada um entra no mundo fotográfico de sua maneira. Mas aqueles que se aventuram pela paixão é praticamente a maioria. É algo que brota e nos impulsiona. Daí procuramos conhecimento, um curso de fotografia para amadores, pesquisamos equipamentos, buscamos tutoriais, e por aí vai.

Eu comecei assim, com a minha família me apoiando:

E tudo começa com a família. Foto: Marcelo Araújo

Mas a brincadeira começou a ficar séria depois de um tempo. E eu tive que me especializar, o famoso jargão: UPDATE OR DIE! (evolua ou morra!). Então fui buscar INFORMAÇÃO…

Curso de fotografia e o Mercado para Amadores

Existem diversas formas de se especializar. Eu, por exemplo, assisti muitas videoaulas gratuitas e pagas, em inglês e português. Porém o que mais me capacitou foi ter o privilégio de trabalhar com muitos BONS fotógrafos. Cada um com seu ponto de vista sobre a fotografia, o mercado, e como tudo estava evoluindo muito rápido.

Muita gente estava entrando no mercado sem saber o que estava fazendo direito. 

Mas a minha preocupação nunca foi com que o fotógrafo amador tirasse meu espaço no mercado. Afinal, quando um amador toma o lugar de um profissional, algo tem que ser revisto aí.

Tive o prazer de ver trabalho de um dos grandes fotógrafos brasileiros, Edgar Moura:

Ele nem deve saber quem eu sou. Mas fui buscar saber mais do seu trabalho. E remendo a todos: é uma grande referência da fotografia brasileira no cinema (e cartunista no Facebook). Recentemente lançou o livro “DA COR”.

Tive contato também com o fotojornalista John Stanmeyer, que na época fazia uma pauta para National Geographic. Ele tinha histórias de coberturas fotográficas incríveis. John me deu muitas dicas e a principal delas foi manter perseverança e simplicidade. 

Fotógrafo Profissional

Quando alguém se torna um Fotógrafo Profissional?

Bem, aí há várias respostas. Tem gente que tem um diploma. Tem gente que tem muitos. Tem fotógrafos que não tem nenhum.

Então, acho que ser profissional é considerar aquilo que se faz como uma profissão, independente de papel ou canudo. É dar amor àquilo que se está fazendo com compromisso. Basicamente quando encaramos nossa paixão como profissão, corremos atrás de sempre fazer o melhor.

Gosto de resumir como: Dominar a técnica e aplicar com paixão.

Eis minha foto favorita:


Quem quiser saber mais sobre meu trabalho, é só entrar na página Contato.

Para essas e mais outras histórias, é só entrar no meu BLOG

Se puder, deixa um comentário aí embaixo sobre o que você achou?!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Marcelo P. Araujo

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos