O desafio é a origem do líder
Se eu tivesse que escolher uma atividade para indicar à você, que busca desenvolver as suas competências de liderança, essa atividade seria: pratique sua autoliderança através da busca por desafios.
Pessoas fazem o seu melhor quando são desafiadas e o desafio é um fator recorrente no contexto da liderança, seja ela a liderança organizacional ou a autoliderança.
A todo momento somos apresentados a novos desafios, que colocam em cheque a nossa visão a respeito do status quo. E toda vez que desafiamos nossas habilidades e visões de mundo, aprendemos incontáveis lições e desenvolvemos inúmeros aprendizados, que nos colocam mais perto dos resultados.
"Pense em quando você mais aprendeu em sua vida. Qual foi a experiência? Eu garanto que você me dirá que foi quando se sentiu ameaçado" - Ginni Rometty, CEO da IBM.
Desafiar-se enquanto líder não significa começar algo totalmente novo
Quando eu digo que você deve se desafiar para se tornar um melhor líder, não quer dizer que você precisa largar tudo o que está fazendo para começar algum projeto, encabeçar um movimento social ou tentar mudar a história.
Longe disso.
Na verdade, o que quero dizer é que você deve envolver-se na exploração, investigação e experimentação de novas soluções para problemas que você consegue mapear, porque isso está dentro do seu controle e do alcance das suas competências profissionais.
Como já falei por aqui, a criatividade é a chave para a inovação, que está intimamente conectada à liderança, porque se você lembra da nossa conversa com o Sandro Silva, Gerente de Inovação da Soprano: inovação não é só tecnológica, ela é também social. Envolve pessoas.
Não há falta de oportunidade para melhorar o jeito que as coisas ao seu redor estão.
Manter o status quo é terreno fértil para a mediocridade
Ninguém quer ser mediocre. Pelo menos acredito que você não queira, certo? Então porque tantas situações que sabemos ser problemátias, no contexto organizacional, se mantém intocadas até hoje?
Adotar uma atitude de liderança significa desafiar-se a desafiar o status quo.
Um líder de verdade busca oportunidades para desafiar suas capacidades e habilidades, estando disposto a experimentar mudar o ambiente comum do negócio e das pessoas em suas equipes.
Recomendados pelo LinkedIn
Participar de equipes multidisciplinares, trabalhar na busca de soluções para problemas específicos ou fazer parte de um time que trabalha em um projeto global dentro da organização é o tipo de experiência mais eficaz no desenvolvimento de capacidades de liderança.
Desenvolver capacidades e competências de liderança, para se tornar excelente, envolve tomar a iniciativa e se voluntariar para tarefas que o levem para além da sua zona de conforto.
Inserir tarefas desafiadoras no seu currículo pessoal de desenvolvimento enquanto líder é sempre uma boa pedida.
A curva de aprendizagem do líder também é um desafio
Uma maneira rápida de aprender é se inserir em atividades que você nunca fez antes.
Quando fazemos apenas o que sabemos, não desenvolvemos novas habilidades e competências e nem estimulamos a nossa própria confiança, que fica cada vez mais forte ao percebermos a melhora no nosso desempenho.
E isso, por si só, é um desafio, porque a curva de aprendizagem de novas habilidades é longa.
Quando você se envolve no aprendizado de algo novo, em vez de melhorar as suas habilidades, no começo você notará uma queda natural de performance.
É natural, você nunca experimentou aquilo antes. É por isso que chamamos de curva de aprendizagem: ao aprender algo novo, o seu desempenho cairá - ou na melhor das hipóteses se manterá estável - antes de subir.
Se não cair, então você está fazendo algo errado. Volte algumas casas.
Para fazer o seu melhor enquanto líder em constante desenvolvimento, você precisa criar suas próprias estratégias para seguir desafiando a si mesmo - e ao o status quo - de cabeça erguida.
E aí, você está preparado para cometer alguns erros para continuar subindo na sua curva de aprendizagem?