O Desafio da Congruência
Em fevereiro, escutei a palestra de uma diretora de Recursos Humanos de uma grande empresa do setor de mineração sobre o desenvolvimento de sua liderança, e me chamou a atenção que o quadro pintado por ela era muito perfeito. Contei para uma amiga, que por coincidência já prestou serviço para esta mesma organização, e ela me disse: “Na prática, não acontece nada disso que estão pregando. Inclusive já pedi a um líder desta organização para sair de sala por falas ofensivas à minha pessoa”. A primeira coisa que veio à minha cabeça foi: falta de congruência. Pregam e não fazem.
Este episódio serviu para reforçar, em mim, a convicção da necessidade dos líderes serem, mais do que proativos e capazes; de serem congruentes! Quando eles não são congruentes, os liderados observam que a prática é o “faça o que eu falo, mas não faça o que eu faço”. Neste cenário, os resultados são ruins para todos. O líder incongruente perde a credibilidade: ele mesmo não pratica o que fala e o que prega aos liderados. A produtividade da equipe, claro, tende a diminuir, pois a liderança passa a ser vista com desconfiança. Os conflitos se instalam, abre-se a porta para um clima organizacional ruim.
Ser congruente é fácil? Não. Pelo contrário. É muito difícil! Porque significa coerência entre o que se fala, o que se pensa, sente e o que se faz. No dicionário, a palavra congruência significa coincidência ou correspondência de caráter ou qualidades; conformidade, concordância, harmonia. E, exatamente por sermos humanos, somos a metamorfose ambulante, que diz agora, o oposto do que disse antes, como já cantou Raul Seixas, há décadas. Ou seja, o desafio da congruência não é novo para nós. E acredito que seja um dos maiores desafios do ser humano.
Quando um líder presta atenção ao que os liderados falam, atento ao feedback dos colaboradores, é possível saber se é visto como alguém congruente ou não. O autoconhecimento e a coragem para admitir que não são perfeitos e, portanto, irão errar, também permitem às lideranças o exame sobre a própria congruência.
Apesar de desafiador, vale a pena o exercício da congruência no universo corporativo, pois irá poupar energias no dia a dia, na execução de tarefas, no relacionamento entre as pessoas. Tanto líderes – que são exemplos - quanto os demais estarão em harmonia entre pensamentos, discurso e atitudes. Esta congruência gera mais do que credibilidade no feedback: gera novos resultados positivos.
Eu mesma estou constantemente me pergunto: quanto estou sendo congruente?
------------------
Siga-me no Instagram onde compartilho experiências diariamente! @quelcouto
Gerente de Gestão de Pessoas | Recursos Humanos
4 aPerfeito!!!!
--
4 aCongruência um dos pilares para o sucesso !!
LinkedIn e Marca Pessoal para Executivos | Transformo C-Levels e Conselheiros em Referências no Digital | Estrategista de Thought Leadership
4 aMuito boa reflexão! A última pergunta é fundamental!
Gestora de pessoas, Líder, Artesã, Pianista, treinadora, mãe
4 aAdorei! Cabe uma reflexão diária sobre a congruência! Como você cita, quando se procura aproximar a distância entre o que se diz e o que se faz, você traz sua equipe pra perto. Isso gera confiança! E uma equipe confiante, gera bons resultados! Sabendo disso, cabe ao líder decidir que tipo de time ele quer ao seu lado!.... Obrigada por compartilhar!!!