O Desafio da Congruência
Photo by Carine L. on Unsplash

O Desafio da Congruência

Em fevereiro, escutei a palestra de uma diretora de Recursos Humanos de uma grande empresa do setor de mineração sobre o desenvolvimento de sua liderança, e me chamou a atenção que o quadro pintado por ela era muito perfeito. Contei para uma amiga, que por coincidência já prestou serviço para esta mesma organização, e ela me disse: “Na prática, não acontece nada disso que estão pregando. Inclusive já pedi a um líder desta organização para sair de sala por falas ofensivas à minha pessoa”. A primeira coisa que veio à minha cabeça foi: falta de congruência. Pregam e não fazem.

Este episódio serviu para reforçar, em mim, a convicção da necessidade dos líderes serem, mais do que proativos e capazes; de serem congruentes! Quando eles não são congruentes, os liderados observam que a prática é o “faça o que eu falo, mas não faça o que eu faço”. Neste cenário, os resultados são ruins para todos. O líder incongruente perde a credibilidade: ele mesmo não pratica o que fala e o que prega aos liderados. A produtividade da equipe, claro, tende a diminuir, pois a liderança passa a ser vista com desconfiança. Os conflitos se instalam, abre-se a porta para um clima organizacional ruim. 

Ser congruente é fácil? Não. Pelo contrário. É muito difícil! Porque significa coerência entre o que se fala, o que se pensa, sente e o que se faz. No dicionário, a palavra congruência significa coincidência ou correspondência de caráter ou qualidades; conformidade, concordância, harmonia. E, exatamente por sermos humanos, somos a metamorfose ambulante, que diz agora, o oposto do que disse antes, como já cantou Raul Seixas, há décadas. Ou seja, o desafio da congruência não é novo para nós. E acredito que seja um dos maiores desafios do ser humano.

Quando um líder presta atenção ao que os liderados falam, atento ao feedback dos colaboradores, é possível saber se é visto como alguém congruente ou não. O autoconhecimento e a coragem para admitir que não são perfeitos e, portanto, irão errar, também permitem às lideranças o exame sobre a própria congruência.

Apesar de desafiador, vale a pena o exercício da congruência no universo corporativo, pois irá poupar energias no dia a dia, na execução de tarefas, no relacionamento entre as pessoas. Tanto líderes – que são exemplos - quanto os demais estarão em harmonia entre pensamentos, discurso e atitudes. Esta congruência gera mais do que credibilidade no feedback: gera novos resultados positivos.

Eu mesma estou constantemente me pergunto: quanto estou sendo congruente?

------------------

Siga-me no Instagram onde compartilho experiências diariamente! @quelcouto

Vivian Pires Maia da Silva

Gerente de Gestão de Pessoas | Recursos Humanos

4 a

Perfeito!!!!

Congruência um dos pilares para o sucesso !!

Carolina Dostal

LinkedIn e Marca Pessoal para Executivos | Transformo C-Levels e Conselheiros em Referências no Digital | Estrategista de Thought Leadership

4 a

Muito boa reflexão! A última pergunta é fundamental!

Debora Zangirolami

Gestora de pessoas, Líder, Artesã, Pianista, treinadora, mãe

4 a

Adorei! Cabe uma reflexão diária sobre a congruência! Como você cita, quando se procura aproximar a distância entre o que se diz e o que se faz, você traz sua equipe pra perto. Isso gera confiança! E uma equipe confiante, gera bons resultados! Sabendo disso, cabe ao líder decidir que tipo de time ele quer ao seu lado!.... Obrigada por compartilhar!!!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos