O Desafio da demissão em tempo de crise
Em muitas entrevistas, quando perguntamos aos gestores sobre uma decisão difícil que tiveram que tomar, boa parte trazia situações de desligamento. E de fato é um desafio! Como comunicar que aquela pessoa não fará mais parte da empresa? E uma das preocupações desses gestores estava relacionada ao futuro daquele profissional que estava sendo desligado.
Em momentos de crise como a que estamos passando agora, infelizmente muitos empregadores vão precisar desligar pessoas. E o mais difícil é que possivelmente precisem desligar pessoas que têm realizado boas entregas. Ainda que o profissional seja excelente, ao se deparar com o desemprego em meio a uma crise como a que estamos vivendo, é muito difícil saber quais os primeiros passos a serem dados e como lidar com a situação.
E o mais difícil de lidar, para o profissional desligado, é a incerteza de quanto tempo levará para encontrar uma nova oportunidade. Para os empregadores que podem oferecer o apoio com a recolocação, esta é uma alternativa para minimizar alguns impactos, já que o apoio especializado pode ajudar a reduzir o tempo em que o profissional ficará disponível no mercado. E a pergunta que temos ouvido é: como um processo de recolocação vai ajudar em tempos de crise?
Vale lembrar que recolocação é de fato um processo que tem como objetivo uma nova oportunidade, mas que ela é conseqüência de um conjunto de ações que envolvem o planejamento do que será feito a partir da demissão. Ações como definir os objetivos, entender o momento do mercado para a área específica na qual o profissional atua e planejar as estratégias mais adequadas. Além disso, pode parecer clichê, mas entender qual a missão de vida e o que de fato traz felicidade para aquele profissional faz toda a diferença. Já vimos muitos profissionais chegarem como gestores e saírem como professores, outros como consultores ou empreendedores. Com certeza causa medo a dúvida sobre o futuro.
Recentemente postamos uma frase dizendo que o futuro você faz hoje e isso é o que conduz o processo de recolocação. E uma demissão, por mais assustadora que seja, pode ser a oportunidade de se transformar.
Para empresas que precisam desligar em tempos de crise, buscar o apoio de uma consultoria especializada para oferecer ao profissional o apoio com o outplacement, sugere cuidado e respeito ao colaborador desligado. Este por sua vez tem a oportunidade de repensar sua carreira e avaliar as possibilidades que este desligamento traz, com ferramentas que podem auxiliá-lo a se recolocar no mercado ou definir se vai empreender, mudar de área ou se planejar para a aposentadoria.
Ainda que o momento não seja fácil, ao oferecer o outplacement ela deixa uma marca de gratidão no profissional que recebeu e também provê a sensação de segurança dos que ficam, já que sabem que a empresa trata com cuidado e apoio aqueles que, infelizmente, por motivos de força maior, não podem continuar a fazer parte da equipe.
Adriane Ihon
www.lewarpro.com.br