Um Desafio fashion e as Finanças Comportamentais

Um Desafio fashion e as Finanças Comportamentais

Uma vez por ano, lanço no meu perfil do Instagram (@dinheiro_com_atitude) um desafio para minhas seguidoras: O desafio do Closet, que está na sua sexta edição.

Ele tem 4 regras básicas, que chamo de mantra das desafiadas: 

(1) ficar 180 dias sem comprar nenhum artigo de Closet (roupas, sapatos, acessórios...);

(2) não repetir o look neste período;

(3) anotar tudo que deixar de gastar durante o desafio e

(4) convidar amigas para que, juntas, compartilhem a experiência do desafio. 

Foi com esse desafio que consegui aplicar várias técnicas que aprendi nas finanças comportamentais, e tive a oportunidade, por meio de muitos depoimentos, entender como elas funcionam efetivamente na prática:

A primeira técnica aplicada foi da âncora: O que parecia ser impossível - ficar na abstinência do consumo por 180 dias - passa a ser secundário, quando o lançada a segunda regra de não repetir a produção fashion. O foco se volta totalmente a resolver a vida fashion a partir do que se tem no armário. Ficar sem comprar fica fácil perto da tarefa de usar a criatividade cotidiana.

A segunda é ativar o uso do Sistema 2: Ao ter que pensar qual produção usar, é preciso sair do automático e prestar mais atenção na sua decisão do que vestir. Esta regra, segundo depoimentos, tem despertado um olhar detalhado para si, e proporciona o resgate do estilo e da autoconfiança, no memento em que você consome menos e se produz mais.

A terceira, e a materialização do consumo: ao anotar os valores que foram "economizados", é possível quantificar o custo do impulso, e despertar o estimulo para poupar. 

A quarta e última regra, é o uso positivo do “efeito manada". Pessoas unidas com o mesmo propósito, se motivam conjuntamente e caminhar em uma mesma direção.

Quando criei o desafio, nem imaginava a repercussão que teria. Aos poucos percebi que as técnicas aplicadas de forma intuitiva, de fato surtem grande efeito. Percebi também que é possível, por meio de uma ação bem direcionada e lúdica, transformar a vida de pessoas com graves problemas de consumo. E mesmo àquelas que deste mal não sofrem, o Desafio do Closet passou a ser uma ferramenta de autoconhecimento, diversão e estilo de vida.


Raphael Mariscal

Especialista em Gestão Financeira e Mercado de Capitais- Transformando Desafios Financeiros em Oportunidades de Crescimento

6 a

Creio que o maior desafio do planejador financeiro é tornar praticável o conceito, e esse exemplo e sugestão que deu tornou bem simples e didático. Tornar o complexo em simples é uma desafio imenso!

Lucas Santos

Analista de Fundos - CPA 20

6 a

Muito bom, vou pedir para a minha esposa praticar!

Cassia D'Aquino

International Consultant in Financial Education (Central America/South America/Sub-Saharan Africa/Asia/Europe) > Financial Services for the Poor >Expert in Kids Financial Literacy > Over 20 years of experience

6 a

Adorei!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos