O desejo de ser sempre o melhor

O desejo de ser sempre o melhor

Você quer sempre ser o melhor no que faz?

A minha experiência é que, em algum momento, essa necessidade acabará te impedindo de crescer ou aprender.

Eu tinha convicção que o desejo de ser a melhor no que fazia era fundamental para entregar também o melhor resultado. Em diversas situações essa necessidade fez com que eu tivesse muito mais determinação e pude de fato estar entre os melhores, me destacar e desfrutar dessa satisfação.

Em contrapartida, essa obrigação imposta por mim além de estar carregada de uma intensa cobrança, me gerava ou frustração quando o resultado não era como eu esperava, ou paralisava quando eu acreditava que não estava preparada para ser a melhor.

No caso da paralisia, era comum desculpas como “não é o momento perfeito”, “as condições não são favoráveis” ou “não tenho todos os recursos necessários”, então procrastinava e adiava projetos que mereciam ter como resultado o FEITO ao invés do PERFEITO adiado.

Perceba o quanto isto é inflexível. Só se executa quando acredita que será o melhor e obterá resultados perfeitos, caso contrário simplesmente não o faz. O quanto poderia ter aprendido ou alcançado de resultado se não houvesse ficado parado, se não estivesse focado em se destacar?

Não estou sugerindo fazer as coisas de qualquer jeito, mas sim não deixar de fazê-las pelo medo de não ficar perfeito.

Ao tomar consciência e aceitar que este comportamento existe, percebemos que ele pode se repetir nas coisas mais triviais. Por exemplo, se não puder organizar totalmente um ambiente em sua casa, é melhor que o mantenha como está até que possar fazer tudo, pois arrumar 50% não vale a pena. Imagine a bola de neve que se forma ao escolher reagir dessa maneira, ao não realizar o que pode com o que tem, o cenário pode piorar bastante.

Identificar e enfrentar essas atitudes pode não ser tão simples. No meu caso, contei com a ajuda de uma psicóloga incrível, inclusive sou da opinião que todos deveriam experimentar a temida terapia. O processo de autoconhecimento tem sido fundamental, se não der a chance de entender o que te sabota continuará repetindo os padrões que te paralisam.

É um aprendizado diário, tenha a certeza de que este texto é um drible a esse padrão. Lutei bastante contra o pensamento de que ele não estava bom o bastante para ser lido por outras pessoas. Então, decidi me arriscar e acreditar que outros podem se identificar com o conteúdo e se dar a oportunidade de vivenciar algo novo.

Neste processo, uma frase muito significativa tem me ajudado a manter o os olhos na direção correta. Vale encerrar com ela.

Se você não estiver focado no seu brilho, produzirá ainda mais!

Carlos Barbosa

CEO | Empreendedor Tech-Agro impulsionando o crescimento digital e a inovação no agronegócio 🌱💡

4 a

Aline Prego parabéns pela coragem de compartilhar algo tão pessoal! Sua atitude e experiência lutando contra o perfeccionismo que atrapalha o crescimento vai ajudar muita gente! 👏👏👏 PS: Se você já entregou e cresceu tanto antes dessa descoberta imagine agora e no futuro, sabendo lidar com isso. Parabéns também pela profissional e líder incrível que você se tornou!

Jocerlene Sena Amorim

Empresária | Empreendora | Gestão de PMO | Planejamento Estratégico | Projetos | Liderança

4 a

Que reflexão maravilhosa Aline Prego obrigada por compartilhar conosco!!!

Danilo Costa

Gerente de Desenvolvimento na Aliare | PM | ERP | TECH | AGRO

4 a

Excelente reflexão!!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos