O desempenho de uma verdadeira AVALIAÇÃO!
Falar sobre um processo de Avalição de Desempenho, para alguns pode até soar como uma ferramenta básica em um processo de gestão de pessoas dentro de uma organização, e aqui talvez a conversa abra um leque gigantesco de percepções e comentários sobre ela. Mas, esse não é o meu intuito, e talvez até por isso que há algumas semanas venho refletindo sobre escrever ou não a respeito do processo que tenho me dedicado a observar minuciosamente cada etapa e as lições apreendidas que ela nos convida a refletir.
Quando iniciamos o processo na empresa, muito mais que utilizar uma ferramenta para listar "os positivos" e "os a desenvolver" de cada entrega/ resultado ou o dia a dia do profissional, para nós na Halsten Incorporadora a ferramenta vem para fortalecer o desenvolvimento cultural da empresa | Estar no meio de um processo de construção civil também tem seus desafios diários, e ser a construtora que se desafia constantemente a construir não só os gigantes de alto padrão na maior cidade do estado, mas também de expandir toda a sua atuação no litoral de Santa Catarina, "os inegociáveis", são ainda mais fortes.
Para trabalhar todos esses desafios, nos permitimos a experimentar quais são os comportamentos que sustentam os valores que refletem a imagem da nossa empresa. As etapas foram as mais diversas, desde um processo de co-criação de cada comportamento que carrega os nossos valores, a preparação das lideranças para tornar esse momento o mais inspirador possível para uma mudança cultural, e também a preparação dos liderados, principalmente para desmistificar o que culturalmente a sociedade vai nos ensinando: "que feedback é algo para uma chamada de atenção e que precisamos desenvolver só os nossos gaps". Definitivamente não é isso que acreditamos!
Recomendados pelo LinkedIn
As conversas durante esse período tem sido as mais ricas possíveis | Parar e aplicar a escuta, a fala, a mente aberta em cada um dos momentos, particularmente para mim tem sido enriquecedor. Olhar cada um dentro dos olhos e buscar compreender cada uma das emoções de forma generosa e compassiva, me faz crescer como profissional que decidi ser | Facilitar o processo de transformação de atitudes em hábitos que façam os profissionais se questionarem e terem uma relação saudável e feliz no ambiente de trabalho, sim, isso continua a brilhar meus olhos!
O ciclo até pode ser anual, mas as lições apreendidas são diárias. Voltar com as lideranças e provocá-los a se abrir a pensar o que é inegociável para si próprio, qual modelo estão criando em seus times e como estão realmente exercitando a escuta dos 3 níveis, faz o aprendizado ser uma constante roda gigante com vista panorâmica, onde você entra na sua cabine ainda ali embaixo, buscando todos os aprendizados possíveis e vai subindo...subindo, até ter uma visão completa do cenário, e então chega o momento de nos movimentos de rotação, começar a descer novamente e buscar novos aprendizados para o próximo ciclo.
Por fim, minha reflexão sobre o processo é que você se permita a entender o momento da sua empresa | o porque ela precisa daquela ferramenta | e o que você espera colher com ela. Opções de ferramentas, vishi.... essas existem inúmeras no mercado. Mas que tipo de empresa você quer ser?! Aquela que copia e cola, ou aquela que internaliza o que faz sentido e busca a felicidade do negócio e de quem faz ele acontecer todos os dias?
Administradora | Gestão de Rede Prestadora Plano de Saúde | Logística e Gerenciamento de Projetos | Gestão Hospitalar | Contas Médicas
7 mHalsten é seu pioneirismo 👏👏👏