Insight - Inteligência emocional no universo corporativo
Imagem: SBCoaching

Insight - Inteligência emocional no universo corporativo

A vida profissional às vezes tem dessas. Há 10 anos você provavelmente já se pegou pensando em coisas do tipo – como sua carreira se deslancharia, se após a faculdade iria conseguir emprego ou mesmo na possibilidade de deixar a cidade natal para tentar a sorte.

E hoje, embora esteja no [constante] caminho da aprendizagem, você percebe que essa “visão panorâmica” ainda tem muitas peças soltas. Peças que talvez você nunca encaixe, mas que é “ok” seguir sem alguma delas elas.

A questão é: às vezes nos cobramos tanto tentando enxergar a coisa toda que esquecemos de viver os 10 anos que ainda não passaram. E eles passam sem que você os perceba.

A vida no universo profissional tem mesmo dessas. Mas que tal colocar esses pensamentos 'em off' e deixar que o profissional de hoje se preocupe com essas questões quando realmente precisar resolvê-las?

Uma das peças desse quebra cabeça que juntei durante todo esse tempo é a de que o controle emocional pode nos proporcionar não só vitórias no âmbito pessoal, como também vantagens no mundo corporativo. E controlar o emocional é saber o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional - não perder o senso de responsabilidade, mas vivenciar estes dois espectros da vida lado a lado, em sinergia, de forma independente.

Respira, relaxa, se der deu, se não der você tentou. Ninguém precisa carregar o mundo nas costas para ser profissional ou provar sê-lo. 

* Olávio Gomes é cientista político pela UnB - Universidade de Brasília com especialização em Gestão Pública/Políticas Públicas pela UEG - Universidade Estadual de Goiás e bacharelando em Economia pelo UDF - Centro Universitário do Distrito Federal.

Carolina Nascimento

Relacionamento com Populações Tradicionais | ESG| Sustentabilidade| Palestrante| Impacto Social| Diversidade, Equidade e Inclusão

5 a

A ansiedade tira o foco. “Tudo pode acontecer, inclusive nada”..

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos