O e-learning e a educação corporativa

O e-learning e a educação corporativa

A Educação Corporativa é cada vez mais uma tendência quando o assunto é o treinamento, ou seja, o desenvolvimento dos colaboradores.

O conceito não é novo. Em 1955 ele já era aplicado no Crotonville Management Development Institute para os colaboradores da General Eletric. Mas a prática continua a ganhar mais adeptos, conquistando companhias que pretendem que seus colaboradores aprendam constantemente, que é o conceito do lifelong learning, para que assim os negócios cresçam e haja um desenvolvimento mútuo.

Quem investe em Educação Corporativa sai na frente e leva vantagem na competição do mercado, já que tem mão de obra mais qualificada e atualizada. Ter funcionários mais preparados para exercer suas funções e com visão de negócios mais aguçada é bom para os dois lados. Se a empresa sai ganhando com a mão de obra qualificada, os colaboradores recebem um impulso para seguirem investindo em suas carreiras.

O que se espera, com o investimento da companhia, é que a equipe tenha compromisso e maior alinhamento com o negócio, utilizando esse conhecimento para aumentar a produtividade. O treinamento empresarial por meio de cursos online apoia o aperfeiçoamento do colaborador. Várias pesquisas mostram como o e-learning já conquistou seu espaço na missão de desenvolver talentos dentro das organizações.

Por que apostar no e-learning?

Capacitar de maneira ágil e dar ao colaborador a oportunidade de gerenciar melhor o tempo são algumas das muitas vantagens desta metodologia. É por isso que há empresas apostando no e-learning há mais de 10 anos com ótimos resultados. No mundo dos negócios, tudo acontece cada vez mais rápido, ainda mais agora, e a capacitação da equipe precisa acompanhar esse ritmo.

Há cada vez mais recursos tecnológicos disponíveis, além da variedade de formatos, com a cultura da tecnologia cada vez mais forte. As novas gerações estão totalmente focadas no auto aprendizado, também chamada de auto instrução, e elas já estão chegando ao mercado de trabalho. Além destes é muitos outros benefícios, o e-learning, considerando a sua possibilidade de reaplicação e de escala, tem um custo muito menor do que outros formatos utilizados na Educação Corporativa.

O e-learning permite que o colaborador estude quando e onde quiser, atendendo empresas globais, como empresas com todos os colaboradores em um mesmo site. Imagine poder oferecer a mesma informação para toda sua equipe mesmo que ela esteja espalhada por lugares diferentes do mundo. E, ao mesmo tempo, não precisar organizar todo o seu grupo, ao mesmo tempo, para uma atividade de desenvolvimento.

Apesar de largamente difundido, há muitas empresas no país que ainda estão tendo o primeiro contato com EdTech, mas há várias organizações que já a adotaram como parte da cultura organizacional. Os empresários estão cada vez mais conscientes sobre a importância do ensino a distância e de que este é um caminho sem volta para a Educação Corporativa. Outro ponto importante é que a demanda por educação corporativa nunca foi tão alta, principalmente por conta da competitividade do mercado e como estão dispersos, fisicamente, seus times.

Com a internet cada vez mais veloz e com tantas aplicações eficientes em nuvem, nem é mais necessário que uma empresa que tenha uma base tecnológica específica para aplicar o e-learning. Basta ter computadores ou smartphones disponíveis e acesso à internet.. Ou seja, o uso do e-learning é totalmente viável para empresas de todos os portes. A facilidade de geração de indicadores e da organização dos conteúdos, reduz custos com deslocamento e estrutura para treinamento, permite uma maior flexibilidade de acesso para que o colaborador possa fazer o treinamento quando tiver tempo e ainda atende aos interesses das novas gerações no mercado.

Vale a pena conhecer o potencial das ferramentas EdTech e buscar parcerias especializadas. O essencial é ter uma boa estratégia para fazer a implantação do e-learning dentro da organização de acordo com a cultura empresarial e das especificações tecnológicas de cada empresa.

A previsão, continua, de grande crescimento do mercado EdTech. Lá atrás, um estudo do E-learning Market Trends & Forecast 2014-2016, a expectativa era de que em 2016 o mercado de e-learning movimentasse mais de 2 bilhões de dólares no mundo todo. Atualmente, o mercado mundial de e-learning está projetado para valer US $325 bilhões em 2025, com aumento previsto de US $38,09 bilhões entre 2020 e 2024.

Há vários estudos que mostram que o e-learning aumenta as taxas de retenção em 25% a 60%. Ou seja, é uma boa ideia pensar seriamente em investir em EdTech utilizando uma estratégia adequada para sua equipe. 

O acompanhamento dos treinamentos on-line, presenciais ou híbridos, podem ser feitos pela própria plataforma de gamificação como acontece no payNwhere, por exemplo, que oferece todos os recursos relevantes de uma plataforma LMS (Learning Management System), mas é LMS Free! O player, que é como identificamos o seu colaborador no playNwhere, nem percebe que está na plataforma. Para ele, é um grande game! Com o playNwhere você tem todos os recursos de gamificação, indicadores das competições, para mensurar o acesso, o engajamento, o tempo de uso e o desempenho nas avaliações em formato de jogos, com conteúdos dinâmicos e ultra engajadores. Tudo em um só lugar e em qualquer lugar. Conheça o playNwhere.


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos