Empoderamento Feminino - Qual a sua opinião?
A verdade é que a palavra EMPODERAMENTO está no centro de debates relacionados à mulher atual, e, estando no mês de Março, o mês que celebra o Dia Internacional da Mulher, este tema tornou-se irresistível.
O meu histórico profissional traz uma vasta experiência em trabalhar com homens e apesar de não se sentirem extremamente confortáveis em serem chefiados por uma mulher, o homem inteligente sabe respeitar e valorizar isso, mas, é uma luta constante, porque para começar se você estiver em situação de igualdade você já perdeu por ser mulher, afinal de contas, homem não engravida, não tem TPM e comumente não precisa dar satisfação quando faz hora extra ou tem que viajar.
Venho de uma família de cinco mulheres onde meu pai comentava que a mulher não precisava estudar muito porque não teria que sustentar o marido, fiz exatamente o contrário, estudei a minha vida inteira. A minha mãe falava para ter alguém do seu lado por opção e não para pagar as suas contas. Convenhamos uma filosofia bem mais coerente.
Em se tratando de empoderamento feminino em minha opinião, conhecimento e a informação são a maior fonte de poder, pois são eles que criam espaço e respeito num mundo altamente competitivo independente de sexo.
“A forma mais comum de as pessoas abdicarem do seu poder é de pensarem que não o tem.” Alice Walker
Devido ao meu ramo de trabalho estar relacionado à imagem da mulher (comércio de vestuário e acessórios femininos), trabalho diretamente com este público com a vantagem de estar sempre conhecendo novas mulheres, ou seja, um aprendizado diário. A conclusão inicial que faço é que somos muito parecidas e totalmente diferentes em vários aspectos, porque somos únicas, entretanto, não conheci nenhuma mulher que não tivesse consciência de que a autoestima é a maior ferramenta para se fazer respeitar em qualquer situação.
A maior diferença do universo masculino e feminino em minha opinião é que aceitamos o fato do apoio emocional nos dar força enquanto os homens são muito mais pragmáticos. Mas este processo também está sofrendo uma revolução, principalmente no aspecto familiar com a guarda compartilhada e divisão de tarefas domésticas. As mulheres também educam os homens, tenho um filho e um marido que respeitam mulheres e a geração deles dará continuidade a este processo. Cada um deve fazer a sua parte. Eu estou fazendo a minha.
Em síntese, o repeito e espaço da mulher no cenário mundial ainda está em transformação e nem iniciou em determinados países, mas, como na política, acredito que dias melhores virão, apesar de já termos uma grande diferença comparada a gerações anteriores.
Sempre considerei o mundo mais favorável aos homens e dizia que se pudesse escolher o sexo em uma próxima reencarnação gostaria de nascer homem. Se fosse hoje, gostaria de nascer mulher novamente, já é uma grande mudança não é mesmo?
Ser uma mulher empoderada não significa que você precise abrir mão de ser uma boa amiga, mãe, esposa e feminina, exige sim, um equilíbrio entre todos estes aspectos, ou seja, a promoção e valorização da igualdade de gênero.
Ser uma mulher empoderada em minha opinião, significa lutar por aquilo que você acredita e estar consciente que a independência financeira é tão importante quanto a emocional. É o que te dá liberdade para ser você mesma, sendo uma excelente dona de casa, empresária, ou uma executiva de sucesso. Isso você também aprende e ensina, principalmente com a maturidade. C'est la vie.