Empoderamento Feminino
Sem dúvidas, o termo empoderamento feminino é uma das principais pautas de discussão no desenvolvimento da sociedade moderna. Durante toda a história a mulher sempre foi relevada ao plano da maternidade, pois o machismo cegou a capacidade de homens compreenderem o papel essencial que a mulher exerce na construção da sociedade. Desde 1857 quando 130 mulheres morreram queimadas simplesmente por buscarem dignidade nas suas relações de trabalho, a mulher vem empreendendo uma força sobre humana na tentativa de ser tratada com mais justiça pela sociedade. Mas o que significa empoderamento? Como ele acontece? A postura atual da mulher é a mais adequada para que ela possa ir conquistando seu espaço? São perguntas bem amplas, e por isto queremos tratar disso em uma série de artigos sobre este tema.
O termo empoderamento é proveniente do verbo empoderar que na língua portuguesa significa dar ou adquirir poder ou mais poder. Porém a palavra empoderar é uma tradução da palavra inglesa “empower”, que significa promover afirmação ou influência, oficializar a autoridade ou o poder legal de alguém. Logo, em sua raiz a palavra empoderar não significar dar poder a quem não ainda não o possui, mas reconhecer o poder já presente, que já está outorgado, reafirmando o que já se possui. Neste caso, entendemos que a expressão empoderamento feminino está relacionada a se criar ambientes onde a mulher possa desenvolver todo o seu potencial, e não cabe ao homem dar poder a mulher, porque ele não possui tal prerrogativa, mas sim permitir que a mulher se expresse em toda sua plenitude. Já a palavra poder significa ter capacidade para executar algo, ter a faculdade de realizar, mas também envolve uma condição de estar sujeito a outro. Este ponto será abordado de forma específica em outro artigo, mas resumidamente precisamos compreender que o poder de um é limitado ao bem-estar do outro e qualquer uso do poder em benefício próprio torna o seu uso ilegítimo.
EMPODERAR A MULHER É DIZER: SEJA!
Em nossa sociedade moderna, o termo empoderamento feminino define a busca da mulher em ter as mesmas condições que outro homem em situações semelhantes. Talvez o grande ponto que precisamos analisar com sobriedade neste tempo, é que talvez a mulher esteja buscando algo que já é inerente da própria mulher, pois poder nada mais é do que a capacidade conferida a alguém para fazer o que é necessário dentro da posição que ocupa. Vejamos algumas capacidades que fazem parte da natureza da mulher.
CAPACIDADES NATURAIS DA MULHER
- Capacidade de lidar com múltiplas situações;
- Ser muito mais intuitiva e responsável que a maioria dos homens;
- Possuir habilidade superior para administrar e multiplicar recursos;
- Possuir um senso de justiça muito mais elevado que o homem;
- Ser mais engajada na promoção da justiça social que os homens;
- Ser mais acessível e aberta a inovação;
- Ser muito mais forte para não se abater com limitações físicas, pois uma gripe para a maioria dos homens é quase um diagnóstico de morte…;
- Meninas assumem responsabilidades na vida muito mais cedo do que os meninos, por isso as mulheres amadurecem mais rápido que os homens.
Nenhum homem possui tal nível de capacidades, fora tantas outras aqui não descritas. Então o problema da mulher não é ausência de capacidades, mas é a limitação que uma sociedade em deterioração impõe sobre ela. Por isso precisamos ouvir o grito de liberdade que as mulheres têm expressado, restituindo a elas o que lhe é devido. Mais do que permitir que as mulheres estejam envolvidas em todas as esferas da sociedade, é deixarmos elas serem quem de fato são: mulheres com todas as suas capacidades e complexidades. É preciso conceder a elas a liberdade de servirem a sociedade com todas as capacidades que carregam e de nos ensinarem como se administra em uma dinâmica multifocal, para que nós homens, sejamos mais eficazes na realização de múltiplas tarefas e com maior habilidade para transformar aquilo que é complexo em algo simples e objetivo.
No próximo artigo iremos abordar a perspectiva de como podemos compreender o princípio da interdependência dentro conceito do empoderamento feminino.
Você é uma empreendedora? Gostaria de acelerar os seus resultados e aumentar seu faturamento? Está com dificuldades em algum aspecto do seu negócio? Participe de nosso treinamento exclusivo para mulheres empreendedoras e encontre o caminho saudável para o crescimento do seu negócio.