O Enem está perdendo relevância?
Imagem retirada do site do INEP: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/enem

O Enem está perdendo relevância?

Nas últimas semanas tenho estudado os dados sobre o Enem.

Achei interessante analisar a evolução da quantidade de inscritos na prova e, além disso, investigar também a quantidade de presentes na prova.

Na categoria “presentes” considero apenas os candidatos que realizaram os dois dias de prova, isto é, presença de 100% no exame. Logo, não são considerados:

a) quem não foi nenhum dia;

b) quem foi apenas um dia;

c) quem foi eliminado da prova em qualquer dia;        

Para realizar tal avaliação, compilei os dados dos últimos 10 anos (2013-2022), e pude elaborar o gráfico a seguir. Começando pela quantidade de inscritos (linha azul), vemos que 2014 registra o maior número de inscritos, seguido de perto pelo ano de 2016. Assim, no período 2014-2016 alcançou-se o patamar mais elevado de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio, com números variando entre 8 e 9 milhões de candidatos.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

No entanto, o volume de inscrição passou a cair a partir de então. Para 2021-2022 a série apresenta uma queda de mais de 50%, estando abaixo dos 4 milhões de inscritos. Isso é um forte indicativo de que a população, ou perdeu interesse na prova, ou até teve interesse, mas não desfrutou de condições adequadas para realizar a prova. Se por motivação própria, ou imposição de condições externas, o fato é que menos pessoas estão fazendo Enem nos últimos anos.

Em relação aos presentes (linha verde), de maneira geral, a série segue mesma tendência dada pela quantidade inscritos. Reforçando a evidência apontada anteriormente: que os estudantes brasileiros estão deixando de fazer o Enem.

Poderíamos imaginar que a redução se deu apenas para candidatos de idade maior, e que os recém-saídos do ensino médio (teoricamente o público alvo do Enem) continuam engajados. Mas isso não ocorre. Agrupando os inscritos por faixa etária (trabalho feito na tabela a seguir) é possível ver redução em vários estratos de idade, inclusive para os candidatos de 18, 19 e 20 anos.

Inscritos no Enem por faixa etária

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Elaboração: Felipe Moraes. | Fonte: Microdados do ENEM (INEP).

De fato, a maior redução ocorre para candidatos com idade entre 26-30 anos, a diferença entre 2014 e 2022 foi de 772.523 candidatos a menos. A segunda maior queda foi para os de 17 anos (redução de 437.397 inscritos). Na faixa de 20 anos ocorre uma redução de 389.532 inscritos; para 19 anos a queda foi de 403.187; e na faixa dos 18 anos nota-se uma redução de 263.635 inscritos. Todos esses valores são um comparativo de 2022 em relação a 2014.

Esses dados apontam para a necessidade de maior atenção para a formação educacional da população e novas perguntas surgem: a quantidade de estudantes em IES que utilizam o ENEM está reduzindo? Existem vagas ociosas? Algo está impedindo os candidatos de se preparem para a prova? As pessoas estão voltando para o vestibular? Se sim, por qual motivo? É fundamental entendermos a dinâmica de formação do capital humano de uma sociedade, não só por afetar a remuneração pessoal, mas por mudar a produtividade geral da economia e, portanto, a produção de riqueza.

Parabéns pela análise!

Paulo Roberto Carneiro

Analista de Dados | Power BI | SQL | ETL | DAX | R | Python | WinThor

1 a

Excelente análise

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Felipe Moraes

  • Entendendo um pouco mais sobre Moeda

    Entendendo um pouco mais sobre Moeda

    No texto desta semana vamos falar sobre Moeda. Ao longo da história do capitalismo ela sempre foi uma questão…

    5 comentários
  • Os bancos estão abraçando o digital?

    Os bancos estão abraçando o digital?

    As agências bancárias sempre foram um símbolo de segurança no sistema financeiro. Já faz muito tempo que as pessoas vão…

    2 comentários

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos