O ensino híbrido e a sala invertida por Érika Fernandes.
O ensino híbrido é uma modalidade de educação de inovação sustentável pois combinam com a proposta que traz o melhor dos dois mundos: o online e o off-line.
O processo ocorre em sala de aula, em que os alunos interagem entre si trocando experiências.
Já o online em casa este aluno utiliza os meios digitais para que ele tenha mais autonomia à forma de aprendizagem. Nesse quesito, as duas modalidades se completam, pois proporcionam diferentes experiências na forma de aprendizado.
O ensino híbrido contém várias categorias mas vamos ressaltar sobre a SALA INVERTIDA que é reconhecido mundialmente e bem visto como uma proposta de estratégia de ensino promissora para a geração Y de experimentação, atividades prática levantando hipóteses .
Umas das metodologias fantásticas e revolucionárias é que o aluno em casa é confiável e estimulado a estudar por todos meios digitais e chega na sala de aula preparado para entrar nas temáticas e nos conteúdos programáticos assim podendo discutir fóruns, novas aprendizagens , desenvolvendo análises críticos, compreensão de ideias com exploração de DOMÍNIO.
No Brasil, o ensino híbrido é muito utilizado no ensino superior com matérias lecionadas através do EAD, também conhecido como educação a distância.
Assim o COACHING EDUACIONAL tem como um dos propósitos quebrar guerras e resistências em campos de ensino que limitam as possibilidades de utilização de NTCI´S que são as novas tecnologias.
Modelos de ensino híbrido
Dentro desta modalidade de aprendizado existem duas subcategorias: os modelos sustentados e os modelos disruptivos. Os sustentados detêm características do ensino tradicional, sendo mais facilmente adaptado ao modelo de ensino que temos hoje. Já o disruptivo, por romper com o modelo educacional tradicional, não é tão utilizado por exigir maiores esforços para se adaptar com nossa realidade.Fazendo com que somente os modelos sustentados sejam usados no Brasil.
A proposta da Sala de aula invertida
Nesta modalidade o aluno estuda o conteúdo antes da aula, de forma com que se prepare para as atividades posteriores. Dessa forma, o aluno traz uma bagagem de conhecimento para a aula e compartilha para o restante da turma.
Benefícios do ensino híbrido
Todos os modelos do ensino híbrido visam dar oportunidade de aprendizado para o aluno de acordo com suas possibilidades. Fazendo com que ele tenha mais autonomia e liberdade no momento de consumir o conteúdo. Portanto, cada aluno se torna um membro ativo em sala, trazendo conhecimentos diversos e colaborando com o aprendizado do outro.
Com essa forma de aprendizagem fica mais claro para o professor quais são as facilidades e dificuldades de cada aluno. Assim é possível personalizar o ensino, propondo atividades adequadas de acordo com a necessidade de cada um.
Conclusão
O ensino tradicional tornou-se obsoleto com o avanço da tecnologia. Atualmente muitos alunos possuem uma bagagem cultural muito ampla e diversificada, fazendo com que a forma de aprendizagem se torne mais difusa, ou seja, não existe uma única forma de aprender.
Para treinamentos, sessões de coaching e mentoria para gestores, professores e pais entre em contato.
Master Coach EDUCACIONAL Erika Fernandes
erikafernandescoaching@gmail.com
011-983978934
Curta as páginas e saiba tudo sobre COACHING EDUCACIONAL
INTAGRAM: e.rikacoach
www.facebook.com/internacionalcoach
Gestão pedagógica
7 aNo Colégio em que trabalho estamos estudando e aplicando Ensino Híbrido em nossa rotina de aulas com alunos do Ensino Fundamental as vivências tem sido bem proveitosas,as quais evidenciam o aluno no centro do processo ensino aprendizado e protagonista.
Gestão da Qualidade e Auditoria. Lean Six Sigma - Yellow Belt. Certificação Hospitalar.
7 aSala invertida é espetacular!!! Os treinamentos q utilizam este método geralmente o indicador de % de retenção do conhecimento é maior do que com outros métodos. Não esquecendo q cada tema requer análise de qual método utilizar considerando voou liço alvo também!!
Leonardo Augusto Teixeira dos Santos