O Erro Nº 1 dos Empreendedores que Falham
Criar e rodar uma empresa não é para os fracos. O empreendedorismo é inerentemente arriscado, agitado, testando suas fraquezas a todo o momento. Mas também acontece com os esportes radicais e, da mesma forma, muitos desejam praticar pelas coisas boas da adrenalina, mas a maioria trava pelos muitos medos, riscos e falta de conhecimento.
Os empreendedores bem-sucedidos desenvolvem a capacidade de mitigar os principais riscos específicos da empresa, ao mesmo tempo em que gerenciam o crescimento no negócio e criação de novos e melhores produtos, sempre tentando alcançar maiores níveis de demanda dos consumidores.
Novamente a comparação: de um lado existem inúmeras empresas em todas as indústrias que iniciaram suas operações com bom desempenho e são continuamente lucrativas. Entretanto, uma parcela muito maior de empresas, 80% delas Segundo o Sebrae, falham nos primeiros 36 meses de atividade.
Entenda qual o principal motivo para morte precoce de um novo negócio!
Para proteger um negócio novo ou estabelecido de cair nos na fatia das empresas que falham, é necessário entender o principal motivo da morte precoce.
Impostos abusivos? Altos custos de iniciar? Falta de investidores? Seu chefe que manda na sua vida e não é caridoso em te dar tempo para fazer algo em paralelo ao emprego? Aquele artigo no blog que não explicou a fórmula mágica? Em quem colocar a culpa? São muitas as opções.
O principal e maior de todos os motivos: a falta de mercado.
Como assim? O mercado não é formado por todas as pessoas? Não há pessoas saindo pelo ladrão? Como pode haver “falta de mercado”?
Todos nós fomos educados e alimentados tanto por histórias de ideias grandiosas que tiveram sucesso da noite para o dia, quanto ferramentas e métodos antiquados que fomentam a mentalidade que, para iniciar um negócio, você deve criá-lo já na versão final, perfeito, com muitos clientes vindo até você já com dinheiro na mão implorando para aceitá-los!
Muitos sonham por anos e, quando uma faísca de entusiasmo surge, arregaçam as mangas e tentam fazer o que sabem fazer:
1) Os mais “extrovertidos” criam um produto ou serviço que imaginaram e o saem vendendo para qualquer um;
2) Os mais “introvertidos” param para fazer algumas contas e “planejar” o quanto custaria tudo aquilo.
Ambos acabam em um resultado: sem ter um negócio. Enquanto um grupo já está com a mão na massa fazendo qualquer coisa, uma parte do segundo grupo permanecerá em suas vidinhas esperando do dia em que “tiver dinheiro” para iniciar aquele negócio - mas sem nenhum plano de como aquele dinheiro cairá do céu.
A outra parcela deste segundo grupo irá atrás de um empréstimo bancário, montará o negócio na versão final, e se juntará ao primeiro grupo: estarão com “algo” na mão (eles acham que é um negócio), mas falta uma coisa. Já sabe o que é?
Falta clientes. Enfim, a novela se segue com rios de dinheiro gastos em propaganda, outros despejando as esperanças nas novas fórmulas de marketing digital, mas o final é o mesmo do início: nada.
Eis o erro fatal: não souberam dizer se o mercado iria comprar ou não seu produto ou serviço, antes de investirem todo seu dinheiro na cara visão do que seria aquele negócio promissor.
E descobrem da forma mais dolorosa que tem, acabando não apenas com sua saúde financeira, mas sua saúde mental, emocional, social; que muitas pessoas não pagariam por algum novo produto ou serviço, não possuem intenção de trocarem seu atual fornecedor, ou qualquer motivo que simplesmente as farão NÃO COMPRAR SEU PRODUTO!
Entretanto, há uma forma de, tanto prever se o seu negócio terá um mercado financeiramente rentável, quanto fazer os ajustes necessários antes mesmo de investir rios de dinheiro e muito tempo construindo qualquer parte do seu negócio.
Praticamente uma bola de cristal. Sabe como essa mágica se chama? VALIDAÇÃO!
Importância da validação no seu negócio!
Essa palavra estranha, assim como nicho, persona, ideação, protótipo, modelagem entre outras que são criticadas por não serem compreendidas, fazem parte de uma série de ferramentas, metodologias e estratégias que garante que um negócio possa ser iniciado com pouco dinheiro, em pouco tempo, com a certeza que estão caminhando para algo lucrativo, ou o que deve ser feito para encontrar este “market fit”.
Não se prenda aos termos, foque na essência que eles fazem: testar. Testar sua ideia é a solução para o maior de todos os erros que os empreendedores de primeira viagem cometem.
Tão simples e tão complicado. Testar não é tão glamoroso quanto já ter um negócio pronto e completo (aliás, quando um negócio fica totalmente completo sem ter nenhum ajuste a fazer?).
Testar requer humildade em não apenas querer, mas aceitar que começar pequeno é o único caminho seguro para se empreender com sucesso.
Testar requer comprometimento e dedicação, pois você não estará buscando o pote de ouro no fim do arco-íris, mas os problemas e erros da sua ideia que comprometem seu negócio. Busca dolorida essa, que exigirá ajustes na sua ideia, tanto de produto ou serviço, quanto no formato do negócio. Poucos estão afim de abrir mão e, ou desistem, ou abraçam a ideia e caminham para o fracasso.
Testar exige mentalidade empreendedora. Os bons empreendedores sabem que o negócio, em breve, não será mais seu. Ele irá interagir com clientes, parceiros, equipe, sociedade e, consequentemente, irá mudar. Com essa percepção em mente, são mais flexíveis e ágeis em buscar tais parcerias, a mudança, o crescimento e, em breve, ter o negócio rodando por conta própria, momento em que ele, de fato, alcança sua liberdade de vida.
Teste sua ideia! Mesmo que já tenha iniciado e esteja travado, faça isso por você! Seu tempo, dinheiro, saúde e vida como um todo deve ser aproveitada de forma mais plena e, portanto, porque não adotar uma postura estratégica ao seu lado profissional empreendedor?
Teste sua jornada de sucesso no mundo dos negócios fazendo parte da próxima turma da Academia de Novos Negócios. Nela, você terá as melhores ferramentas, táticas e estratégias do mundo, já ordenadas de forma sequencial, sendo acompanhado por expert em negócios de resultado e uma comunidade realizadora de empreendedores. Bora testar!