O ESPÍRITO DE NATAL E DO ANO NOVO E A ESPIRITUALIDADE NAS ORGANIZAÇÕES
Aproveitando o ensejo das festas natalinas e a esperança de um novo ano que inicia, resolvi falar um pouco da espiritualidade...
Empreendedores e colaboradores de um modo geral, passam a maior parte do seu tempo e, por conseguinte, das suas vidas, nas empresas em que trabalham e imersos nos negócios que desenvolvem. Parece tudo normal em um mundo capitalista onde o TER ainda se sobrepõe ao SER.
Todos os envolvidos buscam resultados que podem ou não se entrelaçarem, mas os objetivos, em sua maioria, estão focados no ganho material, ascensão empresarial, status, dinheiro, bonificações, lucros, receitas, etc.
Na oportunidade do recrutamento, seleção, treinamento e desenvolvimento da carreira, pouco se questiona a formação espiritual, religiosa, cristã ou mesmo a fé de cada um.
Imagino que para ambos os lados isso pareça não ter a devida importância para a consecução dos objetivos e dos resultados, seja separadamente ou em cooperação mútua. Existe um outro componente que se pretende preservar que é a individualidade e a privacidade, os quais estão ancorados na ideia de sermos um país laico.
De qualquer forma, existem inúmeras possibilidades de trabalharmos a espiritualidade sem nos prendermos a questões meramente religiosas, mas sim nos atermos ao desenvolvimento de pessoas melhores espiritualmente e energeticamente, e não só eficientes em termos técnicos e relacionais.
Devemos cuidar do corpo, mente e espírito! Isso pode ser buscado individualmente por cada um dos atores no processo, mas poderia facilmente ser propiciado por um movimento coletivo dentro das empresas, de forma a criar e desenvolver pessoas mais harmonizadas e focadas em valores mais humanos, amorosos, fraternos e solidários.
Aproveitemos então essa época do ano para refletirmos sobre o que podemos fazer para sermos pessoas melhores nas organizações e em como as empresas podem ser melhores para essas pessoas.
Sugiro pensarmos em como poderíamos nos tornar colaboradores melhores a partir do autoconhecimento e do crescimento espiritual mais evoluído, sem deixarmos de lado as aspirações materiais.
Afinal o nosso maior bem é a saúde física, mental, mas aquela que nos sustenta quando tudo falha é a saúde espiritual!
Que o espírito do natal e a esperança de um 2019 melhor em tudo, nos inunde de bons pensamentos, energia, esperança, paz e amor!