O fim da era do Marketing da Esperança
Se você simplesmente colocar seu produto à venda, irá falir
Você que está acostumado a simplesmente colocar o seu produto à venda, podemos dizer que você pratica o marketing da esperança.
Quando falo produto, pode ser digital, físico ou até mesmo um restaurante, salão, consultório etc.
Isto é, você simplesmente fica na esperança de que alguém compre seu produto ou vá até seu estabelecimento comercial.
Hoje em dia vivemos o marketing de conteúdo, de informação. Se você não quiser dar o braço a torcer, ok. Mas saiba que irá falir.
Vamos começar por partes
Você sabe como funciona a jornada de compra do seu consumidor?
Se você ainda tem dificuldades de compreender estes conceitos, pode receber (por este link) conteúdo rico e transformador de minha lista premium que só é enviada por email.
Jornada de compra compreende todas as etapas que o seu público caminha, desde o momento em que te conhece até o momento que compra algum produto seu.
Falo disso em algum dos meus episódios do programa Vamos Vender Online que você pode ver no Spotify, Apple Cast, Google PodCast entre outros. Só buscar por este nome.
É muito importante que você entenda que existe uma lógica nesta jornada, você não pode, logo de cara impactar seu cliente com uma oferta.
Não estou dizendo que compras logo no primeiro contato não aconteçam. Porém é muito mais comum você precisar esquentar o lead até chegar o momento de impactá-lo com sua oferta arrasadora.
Sim mais um termo que você precisa conhecer, lead. Nada mais é do que um possível interessado em seu produto. Lead frio é aquele que está menos propenso a comprar algum produto seu.
Já o lead quente é aquele que já está lá na parte final da jornada de compra. Este tem mais chances de comprar o seu produto.
Você precisa entender dois pontos neste artigo
Desenhe a jornada de compra de seu consumidor e pense em que tipo de conteúdo você pode oferecer para que ele vá aos poucos se interessando pelo seu produto.
Um outro ponto muito importante é que você deve oferecer algo para seu potencial cliente sempre, em todas as comunicações.
Não estou sendo contraditório! Estou tentando fazer você entender a era do conteúdo.
Se você tiver um restaurante por exemplo, sua presença digital é forte? Publique novos pratos e que tal oferecer uma série de vídeos com receitas de seu chef de cozinha através de uma página de cadastro?
Nesses vídeos convide para assinarem a lista de email com receitas exclusivas e cupons promocionais. Segmente sua lista e mande ofertas específicas para aniversariantes, datas comemorativas etc.
Quando o cliente estiver em seu estabelecimento ofereça curso de gastronomia ou algum grupo seleto para algum benefício.
Deu para entender a essência?
No próximo artigo irei falar mais a fundo sobre esta jornada e o que fazer em cada etapa.
Você tem duas opções:
Pode continuar esperando que alguém compre seu produto.
Ou
Envolver seu cliente de uma maneira que ele te queira a todo custo.
PS: Se você não quiser perder o próximo artigo, se inscreva para recebê-lo por email neste link.