O futuro é feminino?Precisamos começar mais cedo!
Participantes da premiação Mude o Mundo como uma Menina

O futuro é feminino?Precisamos começar mais cedo!

Já imaginou um mundo com líderes confiantes, reunindo-se para decidir seu próprio futuro e moldar as decisões que afetam não apenas suas vidas, mas também suas comunidades, suas sociedades e o mundo? Esse é o sonho grande da Força Meninas.

8 de março de 2020: O Dia Internacional dos Direitos das Mulheres é uma data simbólica para enxergarmos todas as barreiras que já ultrapassamos, mas traz também a reflexão urgente da necessidade de atuarmos no presente para criarmos um futuro mais igualitário para as próximas gerações.

Falar de um PRESENTE que constrói o FUTURO QUE QUEREMOS é falar em Ciências e Tecnologia, desta forma não é possível imaginar um futuro mais igualitário para meninas, se não implementarmos desde cedo programas que as encorajem a desbravarem e ocuparem espaços de decisão nestas áreas.

Em artigo divulgado hoje @SusanaAyarza, Diretora de Negócios do Google, fala sobre o quanto a próxima geração de mulheres irá definir a nossa relação com a tecnologia. E a importância de usar a Tecnologia a nosso favor para não ficarmos em desvantagem e conseguirmos acelerar as transformações que queremos.

Você sabia que embora as mulheres nas carreiras de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) ganhem quase um terço a mais do que as carreiras que não são de STEM, as mulheres ainda estão significativamente sub-representadas nesses campos. 

Nestes 4 anos de Força Meninas e com o apoio muitas pesquisas, aprendemos que os fatores que levam a baixa presença de mulheres nestas áreas são:

  • Construção social desde a infância do que é coisa de menina. Meninas ainda são muitas vezes condicionadas ao brincar relacionado ao cuidar e a estética.
  • Ausência de exemplos inspiradores. A história das mulheres ainda é pouco presente no cinema, nos livros de história e sobretudo na formação escolar. Mulheres nas exatas são poucas e ainda hoje recebem baixíssimo reconhecimento por suas conquistas quando comparadas a seus pares do sexo masculino.
  • Baixa autoestima comparada a dos meninos de mesma perfomance. O universo das Ciências e Tecnologia ainda é predominantemente masculino. Estudo realizado na OCDE mostra que apesar de meninas terem perfomance similar e em alguns países superior ao do meninos em Ciências e Matemática, meninas sentem-se menos confiantes em escolherem carreiras nessas áreas.
Atuando no presente e dê olho no futuro, ajudamos meninas a descobrirem o seu potencial e despertarem para os desafios que enfrentarão amanhã. Você vê uma menina, nós vemos o FUTURO.
No alt text provided for this image

Você acredita que a construção de um Futuro mais igualitário começa hoje e só pode ser efetivo de dentro para fora: dentro da sua casa, dentro da cultura de sua empresa, dentro da escola da sua menina e dentro da comunidade que seu negócio impacta!

Na Força Meninas, já realizamos programas para mais 42.000 meninas, em 11 estados e 20 cidades, atuamos com eventos proprietários e iniciativas customizadas in company. Já realizamos iniciativas em parceria com o Facebook, a Uber, P&G e Banco Original.

Você sabia que existem estratégias comprovadas para aumentar o engajamento de meninas nestas áreas? Quer saber mais sobre como podemos te ajudar a começar essa transformação de DENTRO para FORA!

Converse com a gente, vamo construir este FUTURO mais IGUALITÁRIO JUNTOS? Juntos somos Força!





Isabel Cristina Pipolo

50bem+ COM ALMA DE CRIANÇA. /+ 3 DÉCADAS DEDICADAS AO DESIGNER DE EXPERIÊNCIAS /UMA GENERALISTA ESPECIALISTA EM COCRIAÇÃO DE MEMÓRIAS AFETIVAS,.

4 a

Mais auto conhecimento e encorajamento, o feminino é Divino

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Déborah De Mari

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos