O Futuro da Internet

O Futuro da Internet

Desde 1992 que a Internet em todo o Mundo mudou radicalmente e com conteúdos cada vez mais dinâmicos.

Lembro que quando cheguei a Angola em Setembro de 1994 os acessos á Internet só se podiam fazer por Satélite ou um Serviço Global da Compuserve (empresa Americana de Acessos Mundiais á Internet) que através de uma linha telefonica da SITA, era possível aceder á internet, receber e enviar emails, este acesso era por modem com velocidades entre 2,4Kbps e 9,6Kbps (naquela altura eram 2400 baud rate e 9600 baud rate) e o custo eram de 10USD /hora fora o custo da chamada local.

Haviam já testes da Ebonet e de outras tentativas de acesso á Internet, mas sempre com constrangimentos de largura de banda e do acesso a linhas telefónicas disponíveis. Lembro que os acessos aos sites apenas eram compostos por imagens de pouca qualidade e de texto com particularidade para sites dos EUA e Europa. Os acessos e informação em Português eram muito limitadas e insuficientes.

A evolução da Internet só se veio a verificar com abertura de novo acesso a Angola por parte do AWCS cable em 2012 e com a melhoria das Operadoras Moveis no serviço de Dados que até á data eram insipientes no tráfego e nas receitas das Operadoras.

Os conteúdos dinâmicos e as redes sociais vieram contribuir para o aumento dos acessos á Internet e a dependência do uso do email para qualquer notificação o envio de documentação deixou de ser uma necessidade técnica, para passar a ser uma a definição de toda a troca de informação entre as empresas e puderem interagir com o seus clientes.

Os dispositivos móveis , como SmartPhones, Tabletes , Portáteis, etc ficam cada vez mais online com a possibilidade de estarem sempre ligados á Internet.

Existe igualmente a tendência dos dados nos dispositivos moveis serem cada vez maior em especial devido ás aplicações e depois aos conteúdos Multimédia que cada uma armazena neles.

No entanto com a abertura á 5 anos a esta parte de Serviços de Cloud veio ajudar a colocar tantos os dados , como as aplicações disponíveis em qualquer parte do Mundo , desde que tenha acesso á Internet e com o desenvolvimento do 5G e da implementação de infra-estruturas de Fibra em todas os principais centros Urbanos o acesso é cada vez maior e com maior capacidade.

Sendo que dentro de alguns anos mesmo electrodomesticos , carros, maquinas , etc estiverem conectadas á GRANDE REDE , podem comunicar entre si e disponibilizar informação que até agora era acedida de forma manual. O futuro já existe , mas será ainda maior, pois os dados a gerir serão de tal modo grandes bem como o seu armazenamento que somente grandes Centros de Dados poderão estar disponíveis e com capacidade para guardar e gerir essa informação.

Por isso acredito que os dispositivos móveis, bem como qualquer equipamento que possam estar ligado á Internet deverá ter como capacidade a maior: Processamento e conectividade , passado para a imagem (caso dos Smartphones) e depois o armazenamento.

Desde que os dispositivos estejam conectados 24h/7 em qualquer lugar e em qualquer momento ( quando os 7 ou 9 mil milhões de users estiverem ligados 24/7) os acessos a conteúdos serão feitos em tempo real e acedidos a centros onde irão disponibilizar essa informação.

Estaremos conectados entre nós e os nossos equipamentos, fazendo parte de uma rede mundial que não terá fronteiras nem barreiras ao acesso e á disponibilidade de qualquer dado que precise, o Mundo será realmente 100% digital e ninguém poderá existir fora dele, porque será ele o MUNDO.

Não queria dar uma imagem de Orson Wells de BIG BROTHER, mas hoje em dia já estamos conectados uns aos outros, sejam eles pelas redes sociais, sejam pelas aplicações ou registo dos nossos dados pessoais, por isso o futuro da Internet , deixará de ser uma necessidade para passar a ser um bem essencial á sobrevivência de cada individuo no Mundo.

Os centros de Dados serão mais importantes que Bancos ou Instalação Militar, pois serão eles onde reside toda a informação trocada no MUNDO.

 A construção de Datacenters cada vez maiores e importantes será um dos factores decisivos para o crescimento dos acessos em todo o mundo aliados de tecnologia de processamente quântico e de arquivo de dados, uma vez que actual tecnologia não teria capacidade de armazenar tantos dados nos meios físicos disponíveis, as novas fronteiras da Fisica Quantica vão fornecer essa quantidade de armazenagem como de processamento sem ocupar mais espaço. Imaginem o tamanho um disco de 40GB  em 1994 e o hoje podemos ocupar mil vezes mais no mesmo espaço físico e passaram apenas 35 anos. O futuro o acesso á informação estará disponivel a qualquer cidadão do Mundo , mesmo que habite desertos ou florestas , o acesso á informação será feita por várias equipamentos que vão da Fibra , Wi-Fi, Satélite, Moveis, etc.

O futuro já é uma realidade e apenas não chegou a toda a gente.



Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos