O gestor deve cobrar metas de sua equipe?

O gestor deve cobrar metas de sua equipe?

Quando falamos de gestão, uma grande dúvida aflige os líderes: devo cobrar metas da minha equipe?

Apesar de controversa, minha opinião é que não. Mas não se assuste, existe uma explicação para essa resposta. Pense comigo, conquistar metas é resolver problemas. Então, qualquer meta surge de um plano ou planejamento estratégico, que para ser executado precisa ser desenhado a partir de indicadores de performance da sua empresa.

Para resolver os problemas apontados nas estratégias, o que a maioria dos gestores fazem é cobrar o resultado. Não estou dizendo que é errado cobrar as metas do seu time ou adverti-los sobre possíveis lacunas que se estabelecem entre o real e o desejado, ou seja, a meta.

Contudo, nenhuma cobrança fará sentido sem entender o que precisa ser feito para conquistá-las. Visto isso, a preocupação, o auxílio e as abordagens do gestor devem ser focadas nas atividades que seu time está realizando ou deixando de realizar. Por exemplo: se a meta global de um vendedor é gerar R$ 200 mil de faturamento mensal referente a um determinado portfólio de produtos/serviços, a cobrança, a orientação e os feedbacks não devem ser baseados apenas no valor acima, mas sim em suas atividades e isso inclui:

  • Objetivos de prospecções diárias;
  • Objetivos de visitas diárias;
  • Evolução na taxa de fechamento de vendas,
  • Melhora no nível de conhecimento do produto;
  • Aumento das aplicações dos treinamentos disponibilizados;
  • Alimentação do CRM quanto aos contatos gerados;
  • Qualificação da rede de contatos em sua carteira;
  • Melhoria no nível da qualidade do atendimento;
  • Eficiência na área de cobertura;
  • Disciplina nas rotas de trabalhos;
  • Estímulo para o uso sadio das ferramentas digitais para captar leads.

Com essa postura, o trabalho será maior, mas não tenho dúvidas que sua performance e a do seu time se elevarão exponencialmente, além da sua posição de liderança na empresa, um reflexo obtido pelo alcance de grandes metas que levará o crescimento exponencial do seu time. Coloque esses pontos em prática e não se esqueça de compartilhar comigo como está sendo o seu avanço!

Luís Bastos

Gerente de vendas na Luson Veículos Ltda

4 a

Muito bom o texto, algumas vezes, ainda mais neste período, pensamos tanto no resultado final que esquecemos do meio do caminho, vou até mudar meu bate papo de hoje usando isso, depois lhe dou o Feedback.

Andre Henrique Carlotto

Relações Públicas | Conexões Estratégicas | Ações de Impacto Social

4 a

Grande Milton Fabricio . Você não está discordando não meu amigo, agradeço muito sua resposta pois assim enriquecemos o debate. Meu objetivo é esse mesmo, buscar reflexão sobre o tema que parece básico mas que na prática gestores convivem com dificuldades. No texto coloco realmente essa sua opinião de que as atividades diárias controladas e cobradas, levarão a um maior êxito da meta. Sucesso sempre e voltando nossas atividades irei te visitar em Curitiba

Grande Carlotto! Obrigado por compartilhar conteúdos que me fazem refletir. Me permita discordar deste, sobre sua opinião de que o gestão não deve cobrar metas de sua equipe. Eu acredito que sim, ele deve cobrar o atingimento dos targets estabelecidos, mas da forma correta. Construindo juntos o objetivos, acompanhando as atividades diárias necessárias (eu chamo de micro metas) e se disponibilizando constantemente para ajudar nos “desvios” que possam acontecer. Um abc meu amigo.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos