O home office e seus desafios

Não faz muito tempo, o assunto home office era tratado com ressalvas, tanto por gestores como colaboradores. No entanto, o Covid-19, muito rapidamente, modificou este panorama. O desafio agora é gerar resultados, pois quem adotava esta prática intensificou o uso e quem ainda não a utilizava, teve que se reinventar, colocando todo mundo em casa de um dia para o outro.

Visando ter sucesso com o home office, são necessárias a rotina e a organização de cada pessoa, assim como o respeito corporativo. É inevitável o envolvimento com o que ocorre à nossa volta, mas a notícia boa é que provavelmente companheira(o), filhos e familiares também, estejam na mesma situação e esse fato permite que as interferências sejam minimizadas.

Os extremos são muito ruins, tanto trabalhar sem fim quanto confundir home office com feriado. É importante ter os horários definidos para início e fim da jornada, almoço, pausa para o café, e etc., assim como entender que não é porque estamos em home office que a equipe passou a funcionar 24h, sete dias por semana.

Especialmente durante o confinamento, temos que ter atenção para não ficarmos isolados. Os contatos pessoais são importantíssimos mesmo que de forma digital, como o Happy Hour do Rio Info, por exemplo.

A grande questão é para o pós Covid-19; será que o home office vingará? Muita coisa foi impactada: trânsito, mobilidade, segurança, comercio, isso para falar das mais imediatas, que tornaram a vida na cidade mais fácil. É certo que quando o isolamento acabar, as coisas não voltarão ao que eram, mas também não ficarão como estão, e a equação terá um novo equilíbrio.

São novos canais e meios que devem ser humanizados, ponto fundamental para manter o nível de comprometimento, participação e motivação das equipes. Quem conseguir vai sair na frente.


Caio de Mello Franco

Software development related to Corporate Environmental Sustainability, Construction Compliance, Social Responsibility.

4 a

Acho que muitas empresas vão tentar negociar com os funcionarios um formato mais flexível. Todos ganham. O empregado deixa de gastar tempo e dinheiro no deslocamento. Para o empregador tem economia no uso da infraestrutura predial (energia, agua, telecom, etc.). basta comprovar a eficiência que as coisas irão mudar.

Claudia Wilson

CEO at BeezStudio, entrepreneur, speaker, mentor and connector and WomenTech Ambassador

4 a

Alberto Blois Quando temos opções tudo é uma questão de analisar as vantagens e desvantagens de cada opção, e escolher a melhor opção para o cenário que se tem. Agora o home office realmente é visto como opção. Teremos offices, co-workings, home offices, em ambientes hibridos ou não. O cenário atual ainda provou que é valido a figura do profissional que atua sem base fixa alguma - o profissional nomade digital!

Geraldo M P

Profissional da Educação e Administração: Especialista em Atividades Administrativas e Supervisão Acadêmica

4 a

Excelente artigo, Blois! Apenas para refletirmos um pouco mais do que falou: Acredito que com o fim da pandemia (logo passará!) para quem já fazia Home Office eventualmente ou já o fazia de forma usual irá continuar dessa forma. Agora todos os demais estão sendo obrigados a isso. Não estão fazendo por opção. Mas as empresas e as pessoas deverão repensar sim que muitas vezes ficamos 3 horas no trânsito para uma reunião que poderiam acontecer de forma on line. Equilíbrio é a palavra de ordem pós pandemia. É bom o contato humano? Claro! Mas podemos economizar não só financeiramente, mas economizar nossas energias que estávamos gastando com reuniões e trabalhos que poderiam acontecer na forma remota.

Renato Padua

Gerente Comercial @ RH NOSSA and CWBem Serviços | New Business Development Expert

4 a

Alberto, tenho dito que a validação do trabalho remoto é um resultado positivo de toda essa mudança forçada em que nos vimos atolados. Algumas de nossas operações migraram para o modelo e já definimos com os clientes que assim irão permanecer mesmo após o fim da pandemia. Paradigmas às vezes são quebrados à força.

Flavio Sarquis

Gerente | Projetos | Serviços | TI | CX | Digital | Empreendedor

4 a

Olá Alberto, tudo bem? Muito bom o seu artigo! Eu acredito que as empresas pensarão muito a respeito do home office, pois os resultados positivos são, de fato, muitos! A empresa onde trabalho atualmente não era a favor do home office, era uma prática que a empresa não permitia de forma alguma. Com essa pandemia, todo os colaboradores foram obrigados a trabalhar em home office e sabe quais foram os resultados? - Aumento de produtividade - Melhora na comunicação interna - Redução das reuniões que poderiam ser um e-mail - Agilidade nas entregas Sou gestor de uma equipe de 15 pessoas e posso te garantir que a produtividade deles aumentou absurdamente, além dos outros resultados citados acima. Resumindo, acredito que muitas empresas adotarão novas estratégias e seguirão um novo modelo de gestão. Não estamos vivendo uma era de mudanças. Vivemos uma mudança de era. Forte abraço! Flavio Sarquis

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Alberto Blois

  • Crise? Criatividade!

    Crise? Criatividade!

    A crise mundial chegou e acelerou todos os processos de transformação digital, sejam pessoais, profissionais ou…

    5 comentários
  • Rio Info com mais sabor

    Rio Info com mais sabor

    Rio Info com mais sabor O Rio Info estabeleceu uma parceria com o Café Tassinari, que produz um café artesanal que será…

    2 comentários

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos