O impossível só leva um pouco mais de tempo
Faz pouco tempo que passei pelo Movimento Empresa Júnior e conheci diversos mundos diferentes a partir do grande aprendizado que tive durante dois anos na Produtiva Júnior (Empresa Júnior de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio Grande do Norte) e um desses mundos foi o da inovação. Dentro desse mundo da inovação existem organizações que são chamadas de start-ups, empresas enxutas que possuem um modelo de negócio escalável, repetitivo e com impacto social. Mas para que eu pudesse realmente me interessar por essa área, existiu um livro que me fez brilhar o olho para a inovação. Esse livro se chama Incansáveis - Como empreendedores de garagem engolem tradicionais corporações e criam oportunidades transformadoras, escrito por Maurício Benvenutti, que hoje é sócio da StartSe, uma plataforma que conecta os empreendedores a inovação que ocorre no mundo.
Este livro então explica com muita objetividade e exemplos o que está acontecendo no mundo de hoje, com tantas transformações e ideias revolucionárias. Sendo assim, desde já indico para todos a leitura, principalmente para os que ainda são leigos no assunto. É um livro de fácil leitura e com certeza irá abrir os seus olhos para esse novo mundo.
Mas o ponto que quero abordar nesta publicação é o quanto o futuro está próximo, o quanto essas ideias irão mudar tudo que estamos vivendo hoje em dia, e neste livro, existe um capítulo abordando as 10 inovações em curso que vão revolucionar a nossa vida para sempre e com certeza acabar com diversos mercados. Isso que é o mais fascinante, ninguém está seguro com o seu negócio, cada vez mais as empresas estão aumentando as suas oportunidades de receitas, entrando em ramos de mercado bem diferentes do seu negócio principal. Mas antes de iniciar a apresentação dessas inovações, quero deixar claro que algumas dessas ideias podem parecer impossíveis e que não estão nem perto de acontecer, mas como diz Maurício Benvenutti: "As grandes inovações não parecem fazer muito sentido no início". O segredo para evitar o pensamento limitado e defasado a respeito dos avanços tecnológicos é ver potencial e oportunidade onde a grande maioria só enxerga pessimismo e desconfiança.
Diante disso, irei explicar objetivamente o que são essas 10 inovações revolucionárias em curso e que em breve estaremos vivenciando.
1 - Adiamento da morte: Existe uma empresa de biotecnologia chamada Calico, que pertence a Google. Esta empresa está com a expectativa de através da tecnologia estender a expectativa de vida em 50%, fazendo com que homens e mulheres ultrapassem os 120 anos de idade. "Em 1900, a expectativa de vida não passava de 40 anos. Hoje, ela já passa dos 70. No futuro, viveremos ainda mais". Realizei uma breve pesquisa sobre esta empresa assim que li esse tema, porém até agora, ela ainda não divulgou nenhum projeto que está desenvolvendo atualmente, mas uma empresa que faz parte da Google tem minha total confiança. Mas quero te fazer o questionamento: Você parou para pensar no que pode acontecer com a nossa sociedade? Simplesmente, esse tipo de inovação pode acabar com planos de aposentadoria, visto que o período que o ser humano vai ter disposição para trabalhar vai aumentar e não vai se tornar vantajoso criar uma aposentadoria, também causará impacto na previdência social, atingir os planos de saúde e mudar totalmente o relacionamento das pessoas, pois em breve nós estaremos convivendo com nossos tataranetos.
2 - Carros elétricos: Acredito eu que vocês já tenham ouvido falar um pouco da Tesla. Para os que nunca ouviram falar, essa é uma das empresas que está incomodando muitos poderosos, ela trabalha com a criação de automóveis elétricos de alta performance, ou seja, carros que possuem um ótimo desempenho e funcionam com energia renovável e em breve estarão substituindo todo um mercado automobilístico. Não só o automobilístico, como o de combustíveis fósseis, em que grande parte das empresas deste ramo são reconhecidas como as empresas mais poderosas e valiosas do mundo. Porém, a Tesla já está alcançando esse reconhecimento, pois com pouco mais de dez anos, na primeira metade de 2016, a empresa já valia aproximadamente 60% do valor de mercado das centenárias Ford e GM, empresas do setor automobilístico. Em breve estaremos presenciando a mudança imensurável que provocará na matriz energética mundial. E algumas empresas já aceitaram e estão se preparando para essa mudança, a Toyota por exemplo planeja parar de vender modelos à gasolina até 2050 e a BMW já anunciou que a partir de 2025 só fará carros elétricos.
3 - Carros sem motorista: Se você acredita que o Uber já incomodou os taxistas, imagine essa inovação! Esta agora irá incomodar tanto os taxistas como também os atuais motoristas de Uber, pois atualmente já estão sendo testados modelos de carros autônomos, que irão andar pelas ruas sem nenhum motorista, apenas com o uso da tecnologia. O que isso vai mudar na nossa vida? MUITA COISA! Primeiramente, motoristas deixarão de existir, não haverá necessidade de pagar pelo serviço humano, e nem nós precisaremos fazer carteira de motorista. Iremos apenas querer usufruir do benefício do carro, a locomoção entre dois lugares, não mais o trabalho humano de dirigir o carro. Afetando assim no preço final do transporte, deixando tão barato que as pessoas serão desestimuladas a comprar o seu próprio automóvel. Mas não para por aí, as seguradoras de carro também vão ser afetadas, pois com as versões autônomas e de alta tecnologia os acidentes serão mínimos. Além disso, estacionamentos perderão a importância, pois como o carro será autônomo, ele passará a maior parte do tempo embarcando e desembarcando pessoas, o seu tempo parado diminuirá. Incomodará até mesmo o transporte aéreo, visto que em breve você poderá viajar de carro de São Paulo ao Rio de Janeiro dormindo enquanto o carro dirige de manhã, tarde e noite. A Google já fez uma previsão que até 2020 os carros autônomos já estarão disponíveis no mercado. 2020 é logo ali, concordam?
Quem dita um mercado não são as empresas, são os consumidores
4 - Drones para transportar humanos: Achou interessante carros autônomos? Mais interessante ainda são os drones, veículos aéreos não tripulados controlados remotamente para realizar inúmeras tarefas, e uma delas também é transportar pessoas. E isso nem é um projeto futurístico, já é realidade! Em Las Vegas, foi lançado um modelo chamado Ehang 184. Basta entrar no drone, colocar o local que deseja ir e apertar um botão, você automaticamente será deslocado pelo drone até o local desejado, através de GPS e Internet. Incrível, não? E mais uma vez te pergunto, o quanto essa inovação irá revolucionar a nossa vida? Essa mudança prejudicará as grandes companhias de transporte comercial aéreo, possivelmente os aviões serão utilizados apenas para transporte de mercadorias, você mesmo terá o seu transporte aéreo em casa, e viajará no dia e na hora que quiser, não dependendo de nenhuma empresa para te dar os horários possíveis para sua viagem.
5 - Impressoras 3D: Essa foi uma das inovações que mais me impressionou. Já conhecia um pouco sobre essas impressoras, mas não conhecia que esse produto ainda está em evolução, hoje em dia ela é utilizada praticamente para criação de protótipos de produtos. Mas, em breve, todos nós teremos uma dessas em casa, para produzir o item que quisermos a hora que quisermos, pois ao invés de comprarmos um produto físico online, como um conjunto de garfos e facas, uma boneca para sua filha, ou até mesmo pratos para o jantar que você quer realizar hoje para a sua namorada, os consumidores poderão fazer o download dos modelos e imprimir estes produtos em casa, por conta própria. O mercado que conhecemos de linhas de produção, distribuição e de transporte de mercadorias irá mudar drasticamente. Futuramente, produtos podem deixar de ser transportados entre continentes e apenas matérias-primas de impressão cruzarão os oceanos. Será que alguém imaginava isso? Eu mesmo não! Mas o mais impressionante vem agora. Por fim, essas impressoras poderão até produzir partes complicadíssimas do nosso corpo. Isso será possível usando células-tronco modificadas com o próprio DNA do paciente, proporcionando um aumento exponencial na expectativa de vida dos seres humanos. Imagine quantas doenças poderemos curar com essa tecnologia, quantas vidas serão salvas por conta disso. Hoje, já é possível produzir ossos, músculos e estruturas de cartilagem. A evolução está acontecendo e nós não estamos conseguindo enxergar ainda todo o impacto que isso vai causar na humanidade.
6 - Mapeamento genético: Já existe hoje uma empresa chamada 23andMe que utiliza da sua saliva para identificar se você possui algum gene ligado ao mal de Alzheimer ou ao câncer de mama. Já pensou como poderemos atuar fortemente na prevenção dessas doenças? Em breve, será comum realizarmos o sequenciamento gratuito do DNA e o diagnóstico precoce de doenças terminais, podendo até mesmo modificar nossos genes com intuito de prevenir o desenvolvimento desses males. Sem dúvidas, essa inovação poderá ainda causar muito transtorno, pois já parou para pensar o que poderemos fazer com essa descoberta? Não duvido nada que em breve algumas pessoas terão até alguns super-poderes.
7 - Democratização da energia: Vejam que interessante: "Você sabia que em apenas uma hora o sol libera sobre a Terra uma quantidade de energia superior ao consumo global do ano todo? E que painéis solares cobrindo uma área do tamanho da Espanha seriam suficientes para fornecer energia para o planeta inteiro?". Isso não te faz perguntar: "O que estamos esperando para fazer isso?" Verdade, eu me fiz essa mesma pergunta! Mas isso ainda não acontece devido a um império de empresas que controlam as matrizes energéticas do mundo, porém, em breve isso irá mudar. A empresa Semtive, que iniciou como uma start-up, desenvolveu um minigerador, que usa placas solares e uma turbina eólica, capaz de fornecer eletricidade suficiente para manter uma casa durante algumas horas, e com o aperfeiçoamento e evolução dessa tecnologia, dará independência para que nós mesmos produzamos a nossa própria energia, e ainda poderemos compartilhá-la, realmente a democratização da energia está para acontecer.
8 - Internet global: Essa é uma das mudanças que já havia escutado, o Projeto Loon, desenvolvido pelo Google, que tem o objetivo de oferecer internet para todas as pessoas do mundo. Esse projeto utilizará uma rede de balões que flutuam pelo espaço, que darão acesso a internet para pessoas isoladas em áreas rurais e remotas. E quem ganha com isso tudo? Principalmente a Google! Hoje ela já é o site de busca mais acessado do mundo e uma das empresas mais valiosas, imagine o quanto ela irá crescer financeiramente quando todo o mundo puder acessar seus sites, entrar em seus anúncios, utilizar de suas ferramentas. Acredito que seja até imensurável o quanto a Google irá crescer a partir dessa revolução.
9 - Inteligência artificial e robótica: Isso pode acabar de vez com milhões de empregos no mundo, pois acredita-se que a inteligência artificial ultrapassará a inteligência humana e será incorporada em quase tudo. Até mesmo a medicina utilizará dessas inteligências para executar cirurgias em qualquer lugar do mundo, pois cirurgiões-robôs vão operar de modo remoto. Será que essa inteligência pode tomar até decisões sobre casos jurídicos? Com certeza, a Baker & Hostetler, um escritório global de advocacia, contratou um robô para resolver em segundos casos jurídicos mais básicos, justamente aqueles que os advogados iniciantes pegam e demoram dias para solucionar. A rede Hilton de hotéis já está substituindo suas atendentes por robôs que são capazes de responder a inúmeras dúvidas dos hóspedes. Por isso que cada vez mais temos que nos diferenciar no mercado, e não apenas em estudos técnicos, mas principalmente nos desenvolvendo pessoalmente, em aspectos de liderança, comunicação, relacionamento e autoconhecimento, pois estas são habilidades que até então a tecnologia não conseguiu substituir (pelo menos nunca ouvi falar, como eu disse, as mudanças estão acontecendo agora mesmo, e poucas pessoas sabem).
Uma grande inovação é como um tsunami. A primeira onda é fraca e imperceptível. A segunda é absurdamente forte e destrutiva
10 - O dinheiro do futuro: Você já deve ter lido em algum lugar sobre o Bitcoin. Um sistema de pagamentos online que independe de qualquer autoridade central. É uma moeda internacional que pode ser transferida entre quaisquer pessoas sem necessidade de nenhuma instituição financeira ou algum órgão de regulamentação. Muitas outras moedas virtuais como essa já foram criadas, mas independentemente de qual for aceita, essa mudança acabará com diversos mercados, e principalmente com as moedas utilizadas nos países, pois em breve será adotada uma moeda internacional para realizar todas as transações de pagamentos. Empresas como a Dell, Amazon, Tesla, Subway e Victoria's Secret já aceitam os pagamentos via Bitcoin, então podemos ver que é uma tendência global que todas as empresas passem a aceitar também esse tipo de moeda.
Essas são as 10 grandes mudanças que vão ocorrer no mercado e na sociedade! Tenho certeza que vocês estão impressionados com tudo isso que irá ocorrer no mundo em que vivemos, mas realmente não dá para fugir dessa realidade. É claro que a completa adoção de todas essas inovações pode levar algumas décadas, mas não existem dúvidas que seus benefícios serão indispensáveis em nossas vidas. Assim como acontece em qualquer revolução, quem planejar com antecedência vai prosperar. Quem insistir em tecnologias antigas tende a desaparecer.
Esta é a minha primeira publicação, então fiquem a vontade para deixarem seus feedbacks! E para os que ficaram interessados neste assunto, recomendo fortemente a leitura deste livro! Deixo claro que este conteúdo tem como fonte a minha leitura do livro Incansáveis, do autor Maurício Benvenutti.
Software Engineer | FindMe
7 aParabéns pela publicação. Tema totalmente pertinente. Vinha há alguns dias pensando muito sobre algumas dessas inovações que vão revolucionar o mercado e sociedade que conhecemos, e é muito animador. Sobre os carros elétricos, a evolução já está tomando conta de aviões também. Em breve teremos aviões com baterias de 1800 km de autonomia. Já estamos produzindo carne a partir de células tronco, com custo de apenas 12 reais em um hambúrguer (imagina não precisar mais matar animais, para se alimentar?) As possibilidades são inúmeras! Abraços.
Design Education, Digital Product Design
7 aTema muito oportuno e bem explanado, Lucas Trindade. O tempo versus inovação é uma equação que torna gelatinosa a barreira chamada "impossível". E estamos assistindo a isso (participando também). Grande abraço.
On Trade Commercial | Revenue Ops | Business Analytics | Data
7 aConteúdo Show meu amigo! Isso me levou a uma reflexão: todas essas revoluções demandam energia para o seu sustento ativo. Claro que com as diferentes formas de transformação energética que estão surgindo rotineiramente, é difícil que isso aconteça, mas supondo que entremos em uma fase de crise energética, para onde vai a sociedade?
Diretor Comercial AM Distribuidora de Bebidas
7 aExcelente, meu amigo!