O inimaginável poder da Vulnerabilidade!

O inimaginável poder da Vulnerabilidade!

Quem nunca ouviu a famosa frase “Ganhe mais, ganhe mais, supere seu adversário”?

Talvez essa seja a razão de sempre relacionarmos vulnerabilidade com fraqueza, fragilidade, inferioridade ou fracasso.

Repetidamente somos incentivados(as) a mostrar apenas nossa melhor versão, escondendo nossas fraquezas e medos. No entanto, pra minha sorte, através da indicação de um grande amigo, descobri que a vulnerabilidade pode ser uma força incrível em nossa jornada de crescimento e sucesso, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional.

Senão vejamos...

A pesquisadora americana Brené Brown explorou os temas vulnerabilidade, vergonha, coragem e empatia em seu livro chamado "A Coragem de Ser Imperfeito", e descobriu a vulnerabilidade não como um sinal de fraqueza, mas sim como um grande “ato de coragem”.

A vulnerabilidade, portanto, diferentemente do que a maioria pensa, é um ato heroico de reconhecer e compartilhar nossas imperfeições e inseguranças.

No geral, "A Coragem de Ser Imperfeito" oferece um convite transformador para criarmos coragem de rejeitarmos a busca implacável pela perfeição em favor de uma vida mais autêntica e significativa, além de mais leve.

Brené Brown nos incentiva a aceitarmos nossas imperfeições e pararmos de fingir que somos “super” em tudo, ou mais e melhores do que os outros. Não somos não!

Quer saber então por que a vulnerabilidade é uma poderosa ferramenta de “libertação” das amarras que nos prende à essa busca implacável por perfeição ou superioridade?

Primeiro: Ela é capaz de gerar mais “Conexão Humana”! Quando somos vulneráveis, criamos conexões genuínas com os demais, e mostramos que somos humanos quando compartilhamos nossas experiências e desafios. Isso nos aproxima das pessoas ao nosso redor. Já sentiu isso?

Segundo: Ela é capaz de gerar mais “Aprendizado e Crescimento”! Ser vulnerável nos permite aprender com nossos erros e experiências. Ao admitir nossas falhas, abrimos a porta para o real autodesenvolvimento e crescimento (alguns chamam de crescimento espiritual – mas nada a ver com religião, tá? Tem a ver com autoconsciência e melhoria contínua do “ser” que decidimos "ser").

Terceiro: Ela é capaz de gerar “Líderes mais empáticos” porque líderes que conseguem demonstrar vulnerabilidade são mais eficazes na gestão de pessoas, pois inspiram mais confiança em suas equipes, demostrando que estão dispostos a ouvir, aprender e crescer juntos.

Quarto: Ela é capaz de estimular “Inovação e Criatividade” porque, ao encorajar um ambiente onde as pessoas se sentem à vontade para compartilhar ideias e preocupações, poderão encontrar, por si mesmas, novos caminhos, antes não vistos, e várias outras soluções inovadoras. Lembra que tem até um ditado que diz: “a necessidade é mãe da inovação”? Olha isso, não é a fartura a mãe da inovação... é exatamente o seu oposto (a falta ou a escassez).

Quinto: Ela é capaz de produzir em nós a “Autoaceitação”.  Quando sabemos e aceitamos que somos vulneráveis, conseguimos ser menos exigentes conosco e, com isso, paramos de nos condenarmos pelos fracassos (muitas vezes, acumulados). Aceitar essa verdade nos torna mais resilientes e confiantes.

Viu? Escuta! Deixa eu repetir aqui, por favor: Não devemos nada a ninguém, nem a nós mesmos(as)! Também não precisamos vencer em tudo, o tempo todo! Não precisamos ser perfeitos(as) (até porque não somos mesmos!)!

Não precisamos ser sempre “o herói” que chega e é aplaudido. Algumas vezes, podemos ser apenas alguém sentado na sarjeta à espera do herói. E daí, qual é o problema? Afinal, alguém tem que bater palmas quando o(a) vencedor(a) chegar... ou não?

Por fim, convido a todos(as) a abraçarem a vulnerabilidade na vida em geral, pessoal e profissional também. Precisamos superar o medo de nos mostrarmos como somos e pelo que estamos passando. É a partir desse ponto que podemos crescer, aprender e inspirar outras pessoas.

Compartilhe aqui suas experiências com a vulnerabilidade e como ela afetou sua vida, por gentileza.

Juntos, podemos criar um mundo mais autêntico, mais real e mais humanizado! 💪 #Vulnerabilidade #CrescimentoProfissional #CrescimentoPessoal #Coragem

Adriana Gestal

MSc | Consultoria | Desenvolvimento Humano e Organizacional | Planejamento Estratégico | Customer Experience | Operações Digitais

1 a

Soraia Leite, percebo que há um desconforto geral em falar de vulnerabilidade e fragilidade Em Sociedade do cansaço, o filósofo Byung-Chul Han traz uma visão interessante que conversa com o tema. Recomendo a leitura.

Genésio Lemos Couto

Conselheiro Consultivo | Criador de Conteúdo.

1 a

Soraia Leite que oportuno seu artigo. Aprendi ao longo da vida executiva que quando a vulnerabilidade do liderado é explicita, o líder apoia para neutralizar ou elimina-la, e como consequencia o medo é substituído pela coragem para vencer os desafios. Parabéns.

Suzana Osório

Consultora Governança Empresa Familiar. Acompanhamento na carreira de Fundadores, Sucessores e Executivos.

1 a

Soraia, maravilhoso texto! Oportunidade de romper a barreira da onipotencia. Carinhoso abraço!

Caio Figueiredo Cavalcante

Sócio na Lobão Cosenza, Figueiredo Cavalcante Advogados

1 a

Excelente texto! Parabéns. Gostei especialmente a parte que você fala de inovação e criatividade.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos