O Instagram se tornou o principal canal de informação da GenZ... O que esse fenômeno indica?

O Instagram se tornou o principal canal de informação da GenZ... O que esse fenômeno indica?

Nem Google, nem Yahoo. Na era dos vídeos curtos, a Geração Z está se informando cada vez mais pelas redes sociais. Segundo o relatório de consumo de notícias do Ofcom 2021/22, no Reino Unido, pela primeira vez, o Instagram é a fonte de notícias mais popular entre os adolescentes. 

A rede é usada por quase três em cada dez jovens em 2022 (29%). 

O TikTok e o YouTube vêm logo atrás, sendo usados por 28% dos jovens do Reino Unido para acompanhar notícias.

Inclusive, o TikTok registrou o maior aumento na utilização como fonte de notícias, entre 2020 e 2022. Isso foi impulsionado, principalmente, por jovens entre 16 e 24 anos. Outra pesquisa, esta do Pew Research Center , mostrou que 33% dos usuários utilizam o TikTok como fonte de informação. 

Embora a pesquisa não faça um recorte para o Brasil, acredito que a tendência deva ser a mesma. Segundo a empresa Statista , o Brasil é o segundo país com o maior número de usuários ativos do TikTok no mundo, ficando atrás somente da China e o 4º em número de usuários na América Latina.

O que esse fenômeno indica? 

  • Que conteúdos informativos/educativos precisam ser cada vez mais curtos e dinâmicos, se adaptando ao padrão de consumo da Geração Z. Porém, o dinamismo impede o aprofundamento. 
  • Também indica que os meios de comunicação estão competindo (e perdendo espaço) para os influenciadores digitais. Segundo o relatório da Ofcom, os usuários do TikTok afirmam receber mais notícias na plataforma de “outras pessoas que seguem” (44%) do que perfis de notícias (24%).
  • É preciso olhar para esse novo padrão de consumo da Geração Z e, a partir dele, nos perguntarmos: Como combater as fake news? Como oferecer conteúdo relevante pelas redes sociais? Qual será o impacto da era dos vídeos curtos no aprendizado da Geração Z?

Qual sua opinião sobre esse novo padrão?

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Juliana Suzin

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos