“O JOGO É DURO, MAIS DEVE SER DISPUTADO NA BOLA E NÃO NA CANELA”
"Nem todos sabem o que passei pra chegar até aqui. Falar, até papagaio fala; agora fazer, poucos fazem! O choro é de alegria, de superação, de garra e vontade de vencer", explicou o Neymar nas redes sociais.
Muito tem se falado dos comportamentos e atitudes do Neymar nessa Copa do Mundo. Mas afinal, o quanto um jogador é afetado pelo fator psicológico e peso emocional de uma partida de futebol durante uma Copa?
A verdade é que qualquer atleta/ jogador, principalmente de alto rendimento precisa ter uma habilidade fundamental: "INTELIGÊNCIA ESPORTIVA".
A Inteligência Esportiva vem crescendo no mundo esportivo e nada mais é do que a valorização dos atletas que detém a habilidade de trabalhar a sua inteligência emocional.
A Inteligência Emocional (IE) refere-se a capacidade de identificar, avaliar e controlar as emoções de si e dos outros.
O desempenho de uma pessoa em suas atividades habituais está diretamente relacionado ao seu quociente emocional (QE) muito mais do que as suas habilidades técnicas.
Você já se perguntou por que nem sempre os mais inteligentes são os mais bem sucedidos?
É justamente porque o intelecto não é suficiente para promover o sucesso em suas vidas. Mais do que QI ou conhecimento especializado, hoje o que determina o êxito no trabalho é a inteligência emocional.
Estudos realizados pelo psicólogo Daniel Goleman mostraram que 90% da diferença de desempenho entre diversas pessoas, se devem a fatores relacionados à inteligência emocional.
Por isso, um jogador de “Copa do Mundo” que detém dessa habilidade “QE” continua desempenhando sua melhor forma técnica, física e tática mesmo estando sob pressão.
E você como tem lidado com a pressão no seu trabalho?
Se liga, deixa lá embaixo dos comentários o que você achou… vou curtir saber se fez sentido pra você :)
Karen Lessa
Ajudo coaches, consultores, mentores e pequenos empresários. Juntos, criamos sistemas de vendas inteligentes. Diariamente, geramos potenciais clientes qualificados. Tudo isso com menos esforço e mais previsibilidade.
2 aExcelente, Karen :)