O JOVEM DOUTOR FREUD – “ Young Dr. Freud”
Luanna dos Guimarães

O JOVEM DOUTOR FREUD – “ Young Dr. Freud”

Por Luanna dos Guimarães

ANO: 2002

Transmitido pela History Channel

Ele enfrentou o inimigo interior no campo de batalhas da mente. #Freud. Suas ideias revolucionaram os conceitos e ideias que o homem tem de si.

“ Os poetas e filósofos que me sucederam descobriram o inconsciente. O que eu descobri foi um método científico de estudá-lo.”

Em 23 de outubro de 1896 o pai de Freud, Jabob, morreu em Viena aos 80 anos. Ele ficou profundamente abalado. Com uma mistura de grande sabedoria e fantástico otimismo seu pai influenciou sua vida de modo significativo. Freud sentiu como se algo fosse- lhe arrancado. Sua morte revolucionou sua alma.

“Não tenho mais prazer em viver, mais uma vez as dores cardíacas voltaram, se intensificaram.”

Seu passado foi reavivado a partir dali. A infância de Freud voltava em uma torrente de sonhos perturbadores e lembranças quase esquecidas. A partir dessa turbulência ele criou para sempre uma tese que mudou os conceitos e ideias que o homem tem de si. “ Os conceitos da Psicologia estão aí há muito tempo, mas ninguém antes de Freud tentou sistematizá-lo para aliviar o sofrimento humano com base neles. “Foi algo totalmente novo. É uma ideia assustadora. Ela desafia todos os nossos desejos de afirmar nosso livre arbítrio e racionalidade.”

“No dia do funeral me deixaram esperando na barbearia e, portanto cheguei atrasado ao velório. A família ficou descontente comigo. Ofendida com o atraso. Naquela noite Freud teve um sonho. Havia uma placa no lugar onde eu estava . "Agora você deve fechar os olhos". Reconheci o lugar. Era a barbearia que frequentava todos os dias."

Agora Freud não tinha mais dúvidas de que os sonhos eram a chave dos segredos da mente. O sonho na noite do funeral do pai continha uma pista para o seu estado conturbado.

“É claro que o sonho refere-se algo que se negava a ver. Se Freud fosse meu paciente e me contasse o sonho eu diria: Há algo sobre seu pai que prefere não ver?” MARTIN S. BERGMANN

Aos 40 anos Freud era um neurologista desconhecido e ambicioso. Sofria de palpitação, enxaqueca, temia a morte precoce e tinha crises de depressão. A morte do pai deixou o conturbado. Trouxe à tona sentimentos ininteligíveis. Antes de o pai morrer, parecia que ele trilhava o caminho das realizações, da formação de uma família e então, tudo isso parou. Ele sabia que havia algo errado. E decidiu descobrir o que era.

O sonho de Freud o avisava para fechar os olhos, mas para entender seus pacientes e a si mesmo ele teve de abri-los e assim mudou para sempre a forma como nos vemos e nos entendemos .

Todas as suas crenças vieram das descobertas que fez quando jovem na virada do século XX quando aprendeu que para lutar com os demônios dos outros - teria de enfrentar o seu.

Você tem que ser o paciente para virar o analista. E Freud a sua maneira descobriu isso.

Naquela época ele foi paciente.

“Freud acreditava que o homem era um animal em conflito. Não somos nossos senhores. Grande parte da nossa vida é guiada pelo inconsciente que desconhecemos. “

ELISABETH YOUNG-BRUEHL

#psicanálise

#psicologia

#ojovemdoutorfreud

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos