O Líder do Século XXI
Atualmente empresas de pequeno, médio e grande porte procuram pessoas com a capacidade de liderar, não importa a posição hierárquica do cargo a liderança é uma qualidade essencial para qualquer função. Não importa sua posição na organização você precisa liderar aquilo que faz, ser o seu próprio líder, ser o seu gestor e por esse motivo digo que a liderança é essencial para qualquer atividade.
Há alguns anos atrás lideres eram caracterizados por sua gestão "linha dura", arrogância, pressão, ou seja, o pesadelo dos subordinados eram os chefes e isso percorreu por diversas gerações foi o tipo de liderança herdado da Roma Antiga, passando pela idade média, moderna e prevalecendo por muito tempo na idade contemporânea. Esse modelo rígido de liderança prejudicou o avanço da administração durante a história, felizmente ele tem desaparecido das organizações nas ultimas décadas.
Desde o final dos anos 90 consultores e gestores começaram a revolucionar o mundo empresarial, utilizando um sistema de gestão milenar e provaram que esse sistema deu muito certo, criado por um homem Galileu há cerca de 2000 mil anos atrás, eles perceberam que era o modelo perfeito para ser aplicado nas organizações.
Liderança com amor, é possível
Toda equipe é o espelho do seu líder, James C. Hunter define liderança como:
- "A habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir objetivos comuns, inspirando confiança por meio da força do caráter."
Jesus Cristo é o líder que se encaixa perfeitamente nessa definição, como seu modelo de gestão baseado no amor, ele levou homens comuns a dedicarem suas vidas em prol de um propósito coletivo e seu modelo de gestão foi tão eficaz que mesmo após sua morte, seus seguidores continuaram empenhados no objetivo, resultado, hoje o cristianismo é a religião com maior número de adeptos no mundo, nenhum outro nome é mais conhecido que o nome e Jesus Cristo, seu estilo de liderança foi perfeito e imitável.
Amar o que faz significa entregar o coração em prol de um objetivo, o líder tem o dever de amar a sua equipe e despertar em cada liderado o seu potencial de melhoria, sim é preciso motivar, acreditar e despertar o desejo de mudança.
- "Entre vós, porém, não será assim: todo o que quiser tornar-se grande entre vós, seja o vosso servo;" (Marcos 10:44)
Seja o primeiro a servir a sua equipe, lave os pés dos seus discípulos, não os mande fazer, mostre-os como se faz e eles seguirão o seu exemplo. As organizações hoje procuram pessoas que possam amar aquilo que fazem, quando amamos o que fazemos trabalhamos empenhados em melhorar constantemente.
O estilo de liderança romano ainda existe em um grupo de organizações, mas com o avanço da administração moderna ele tende a desparecer, Jesus Cristo é com certeza o maior líder que já conhecemos, ninguém fez isso tão bem quanto ele e tudo isso tem a ver com o amor que Ele tinha ao sua missão. Para aprofundar no assunto abordado nesse artigo sugiro a leitura do livro "O Monge e o Executivo - James C. Hunter", tenho certeza que ele irá contribuir significativamente para sua carreira.
O líder do século XXI é Jesus Cristo, pois mesmo após dois milênios os seus ensinamentos tem sido base para o sucesso de grandes organizações e para ter sucesso em em sua liderança é preciso se encaixar nesse modelo de liderança. Liderar é inspirar pessoas a amarem o que fazem!