O LÍDER NA CRISE – Dica #1

O LÍDER NA CRISE – Dica #1

“Mar calmo nunca fez bom marinheiro”

Esse dito popular muito conhecido, talvez nunca antes tenha tido tanta importância quanto agora. Enfrentar tempestade não é nada fácil, mas a conduta do líder é fundamental para manter as pessoas engajadas e esperançosas.

Se você está tendo que liderar uma equipe durante essa tempestade, quero aqui dividir com vocês algumas dicas que mostram como e por quê (pelo ponto de vista da neurociência) acredito que sejam fundamentais para manter o equilíbrio, a serenidade e a sua boa liderança.

Dica #1 - Escolha boas (e poucas) fontes de informação sobre a crise

Um dos maiores dificultadores do processo de tomada de decisão são as duas faces de uma mesma moeda: falta de informação e excesso delas. Vivemos nos dias de hoje uma realidade com excesso de informações, muitas vezes dúbias, contraditórias e até “fakes” para usar um termo da moda.

Portanto, dê preferência para as fontes oficiais: Governo, Ministérios, entrevistas e postagens de governantes em quem você confie, mas tome cuidado com os “cavaleiros do apocalipse” que apostam, por motivos e interesses políticos e pessoais, no “quanto pior melhor” ou mesmo de encaminhamentos de vídeos, textos e áudios em grupos de WhatsApp quando não provem de fontes que você confia.

Cuidado com possíveis histerias e parcialidades da imprensa. Eles também estão sob pressão e muitos da imprensa ainda acreditam que criticar tudo o que os governos estão fazendo é o nobre e sacrossanto “papel” deles.

Entendendo como o seu cérebro funciona nesse contexto:

 Os neurocientistas John O'Keefe, May-Britt Moser e Edvard Moser ganharam o Prêmio Nobel de Medicina em 2014 por terem descoberto o funcionamento de células responsáveis pelo sistema de posicionamento no cérebro (algo como uma espécie de GPS) chamadas de “place cells” e “grid cells”. São responsáveis por nos dar o senso de orientação no ambiente e também responsáveis pelo estabelecimento do que chamaram de “mapa cognitivo”.

Esse estudo associado com os estudos do neurocientista Aidan J. Horner, permite conclusões bem interessantes. Ele defende que a leitura provoca a representação de imagens mentais, o que afeta o sistema neuronal cortical e subcortical, além de também afetar as grid cells, que são ativadas através de imagens mentais criadas a partir da leitura que você “consome”. As informações que você lê, advindas da descrição sobre o ambiente, impactam profundamente na maneira como você constrói a visão do mundo e, consequentemente, dita como você se orienta nele. 

Conclusão:

Esse processo mental de eleger as fontes de informação para criar cenários e localizar você e sua equipe nele, interfere diretamente no rumo que você dá a sua equipe e aos seus negócios, o que impacta em suas ações, seus pensamentos e suas declarações.

Isso afeta os resultados que você e sua equipe alcançam, definem o seu sucesso e da sua organização. Por isso eleja com muito cuidado as fontes de informação e fuja da enganosa máxima de que "quanto mais informação melhor".

Não perca a Dica #2 no próximo artigo



#liderançanacrise #liderança #líderdesucesso, #coaching #executivo, #gestão, #tomada de decisão.

Germano Hilgemann

Head de Operações / Diretor de Operações / Gerente de Planta

4 a

Sobre "Navios não afundam devido à água ao seu redor e sim devido à água dentro...", Marcelo traz à luz orientações claras sobre como navegarmos nesses mares revoltos.

Mauricio Rodrigues

VP & Member of Executive Board na Volkswagen Caminhões e Ônibus

4 a

Como sempre primoroso seu trabalho! Aguardamos a próxima dica

Andréa MONTRUCCHIO

Comportamento I Empreendedorismo I Cocriadora Movimento Tava Pensando

4 a

Excelente Marcelo!

Victor Nissen

Analista de processos na Coniba Industrial Alimentícia Ltda

4 a

Muito interessante o artigo! Vale muito a leitura.

Fernando Baldin

Country Manager na AutomationEdge | Automação de Processos de Negócio

4 a

Aí sim Marcelo Maulepes Ph.D.!!! Boa!!!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos