AUTOCONFIANÇA E O EFEITO DUNNING-KRUGER
“As pessoas são propensas a não terem consciência de onde termina a base sólida do seu conhecimento e onde começa a margem escorregadia da sua ignorância”. David Dunning
Tudo começou com um assalto a banco em Pittsburgh no dia 6 de janeiro de 1995. Dois assaltantes realizaram o assalto, sem qualquer disfarce, convencidos de que não teriam a imagem de sua face captada pelas câmeras de segurança, porque haviam passado suco de limão no rosto. Foram presos poucas horas depois, perplexos por terem sido identificados. Esse evento motivou uma pesquisa conduzida pelo professor David Dunning e seu colega Justin Kruger sobre a incapacidade do ser humano de avaliar com precisão seus níveis de incompetência, levando-os a superestimar as próprias habilidades ou conhecimentos.
A conclusão mais interessante desse estudo foi a de que aquelas pessoas cujo desempenho se situava entre os 25% inferiores, tinham a tendência de superestimarem significativamente as suas próprias capacidades e classificando-se a si mesmas como tendo desempenho acima da média. Ou seja: pessoas incompetentes tendem a sofrer duplamente esses efeito - elas não apenas tiram conclusões erradas quando tomam decisões equivocadas, mas a própria incompetência as priva da capacidade de se dar conta disso, ficando, conforme os autores do estudo, com a “impressão errada de estarem fazendo a coisa certa”.
Recomendados pelo LinkedIn
Nos anos seguintes, esse fenômeno foi confirmado em estudos abrangendo diversos campos como medicina, competições, uso da inteligência emocional, segurança do trabalho, no campo da estratégia das guerras, dentre muitos outros.
Será que esse mesmo fenômeno pode estar presente em nós mesmos ou em nossas equipes, na condução dos nossos projetos, trabalhos ou vidas pessoais? Ter autoconfiança é bom, mas sem base sólida de conhecimento ou competência requerida, pode colocar profissionais e empresas em “maus lençóis”.
#ConsultoriaExecutiva #CounselingExecutivo #Liderança #Decisões #Equiope #Confiança #Coaching #Apoio #Resultados
Engenheiro, Prof Universitário, Empreendedor
4 mMuito bom professor. Obrigado por compartilhar. Will Rogers disse em 1924 que “Todos nós somos ignorantes, só que em assuntos diferentes”. Abraço
Founder e CEO da Vitoria Comunicação e Marketing - Board Member, Consultor, Mentor Empresarial e Palestrante
4 mÉ isso mesmo Marcelo. O teu texto me fez lembrar de um livro que li no passado "Todo mundo é incompetente, inclusive você", que na essência mostrava que a autoconfiança em excesso nos faz sair dos limites da competência e invadir o perigoso terreno da incompetência. Parabéns pelo importante alerta.