O Líder que Inspira Corações e Mentes

O Líder que Inspira Corações e Mentes

Pesquisas mostram que 85% das pessoas deixam os chefes e não as empresas que trabalham, diante disso, a melhor maneira de reter talentos é ter líderes incríveis.

Os líderes (e não chefes) tem um papel importantíssimo nas organizações, são eles que poderão auxiliar as pessoas a se encontrarem, encontrar sentido naquilo que fazem e como consequência o sucesso da empresa.

O problema é que cada vez mais nos deparamos com chefes “ensimesmados” e porque não dizer enciumados, orgulhosos de si mesmos e de como fazem tudo.

Vejamos a definição de liderança:

Liderar é inspirar, motivar e animar ideias, pessoas e projetos. Desse ponto de vista, liderança é a capacidade de elevar para melhor uma condição coletiva. É por isso que não se deve confundir liderança com chefia. Chefes são ligados à hierarquia e não são os responsáveis por elevar uma equipe para o melhor, diferentemente do líder, que implica nessa elevação e busca constantemente isso (Mario Sergio Cortella).

Chefe x Líder

É comum as pessoas confundirem chefe com líder ou mesmo não saber a diferença. Chefiar é um cargo que tem sua autoridade apoiada apenas sobre hierarquia, Enquanto liderança é uma função e tem sua autoridade baseada na admiração e respeito. É claro que há muitos líderes que são chefes, assim como há muitos chefes que são líderes. Para a chefia, vale a clássica frase: “Manda quem pode, obedece quem tem juízo”, já para a liderança, vale a ideia de procurar alguém que inspire vitalidade, que ofereça fôlego – é aquilo que eu desejo construir, fazer e edificar. Logo, chefe eu obedeço, e líder eu sigo e admiro (M. Cortella). 

Vejamos algumas diferenças:

  • O chefe geralmente é autoritário, impõe suas ordens e centraliza o poder. É temido e não respeitado por sua equipe e é um mau ouvinte. Ele responsabiliza o time quando algo não dá certo e se apossa da gloria quando o objetivo é alcançado, delega sem iluminar o caminho dos que com ele (e não para ele) trabalham.
  • O líder inspira as pessoas que com ele trabalha, é respeitado por elas e não temido, não é centralizador; divide as responsabilidades e os louros das conquistas. É bom ouvinte e em seu discurso nunca diz que têm subordinados e sim uma equipe. Está do lado como um gigante oferecendo os ombros para que o liderado possa subir e enxergar mais longe que ele. 

 

O líder não nasce pronto ele se constrói. A Liderança precisa e deve ser desenvolvida. Algumas pessoas podem até nascer com uma inclinação maior para a liderança, contudo se não for colocada em prática na ocasião e circunstâncias exatas, de nada adianta. Essa inclinação precisa ser trabalhada e desenvolvida.

É preciso compreender que liderar não é o mesmo que gerenciar. Projetos são gerenciáveis, pessoas devem ser lideradas.

O líder deve despender tempo para conhecer melhor a sua equipe, cada colaborador é único e precisa de um olhar singular. Portanto, mudanças na gestão é preciso, O que o líder dá aos liderados, normalmente, é o que ele recebe em troca, assim, terá sua equipe como sua aliada e, principalmente, trabalhando efetivamente como um time, aumentando a autoestima de cada integrante, fazendo-os sentirem-se satisfeitos consigo.

Uma organização que busca o sucesso precisa de líderes incríveis.

Fonte: Achiles Rodrigues

Meiry Jane Castro da Gama

Cada segundo é tempo para mudar tudo para sempre - Charles Chaplin

8 a

Ótimo aprendizado esse artigo e muito inspirador. Abraços.

Celso de Souza e Souza

Professor de Liderança Diferenciada (Differentiated leadership teacher) e Conselheiro para Plenitude da Vida (Counselor for fullness of life).

9 a

Achiles, parabéns pelo texto. Sem dúvida, a cadeira de líder está vazia. Segundo Léo Fernando Castelhano Bruno - representante brasileiro no Fórum de Liderança da UNESCO - a liderança diferenciada é "artigo de luxo no planeta". Sabe por que? Está comprovado cientificamente que o ser humano nasce sabendo liderar, já que se trata de influenciar o comportamento dos outros. A questão é COMO e PARA QUE. Infelizmente não aprendemos COMO (ciências do comportamento) e poucos tiveram uma infância com modelos virtuosos de pais ou substitutos. A boa notícia é que dá para aprender em qualquer idade, pois nosso cérebro é um músculo que exercitado repetidamente com métodos e técnicas da liderança eficaz e altruísta, conseguiremos nos reprogramar neurolinguisticamente. Convido-lhe a conhecer meu perfil no LinkedIn e site www.liderancadiferenciada.com.br. Obrigado

Natalício Nunes

Gerente de Filial | Supply Chain | Logística | Transporte | Planejamento Estratégico | Planejamento Operacional

9 a

Mais um belo texto sobre liderança que me inspira ainda mais na finalização do meu TCC sobre liderança. Abraços.

Achiles Rodrigues

Diretor Sênior de Vendas | Maior referência em Torre de Controle do Brasil | Consultor | Creator | Nexialista 🧠

9 a
Carlos Alberto Raymundo

Gerente de Logística | Operações | Planejamento | Suprimentos | Transportes | Supply Chain

9 a

Ótimo texto, define bem o papel da liderança. Parabéns. Abraço.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos