O lado bom da Pandemia

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Vivemos uma pandemia... e nossas vidas mudaram de um dia para o outro. Mudanças drásticas nos trazem insegurança, ansiedade e nos tiram do prumo. Certa de que 2020 não será um ano que ficará guardado nas boas memórias de muitas pessoas pessoas. Diariamente somos bombardeados por notícias ruins: demissões em massa, elevadas estatísticas de óbitos, empresas falindo, índice de extrema pobreza subindo... estamos vivendo no caos. Além disso, as redes sociais mostram a vida como ela deveria ser, e não a vida como ela é. Assim, a ansiedade, o stress, o sentimento de angústia só aumentam... acompanhados por um enorme sentimento de frustração.

Mas minha pergunta é: será que 2020 estará somente nas memórias ruins? Ou ainda seremos capazes de guardar momentos bons? É para responder essas perguntas que escrevo aqui.

Por algum tempo venho refletindo os resultados e aprendizados desta pandemia. É claro que momentos de ansiedade e tristeza por vezes fazem parte dos meus dias... é claro que eu tenho dias ruins e não produtivos... é claro que, muitas vezes, a minha tendência, assim como de muitos, é enxergar "o copo meio vazio" e reflito sobre os resultados negativos. Mas vamos deixar toda a negatividade de lado e vamos pensar no LADO BOM DA PANDEMIA?

Sim... o lado bom da pandemia existe. Vamos ver alguns exemplos?

  • Acessibilidade - você já pensou em como as coisas tornaram-se mais acessíveis? O conhecimento é uma delas. Os cursos on-line gratuitos, os webinars, lives, podcasts etc estão levando conhecimentos, que muitos deles até então eram inacessíveis para algumas pessoas. A funcionária que trabalha na minha casa por exemplo, está aprendendo uma nova língua.
  • Rotina familiar - muitas famílias estão com a oportunidade de recriar a rotina familiar. As refeições passaram a acontecer em família (inclusive o almoço), filhos, pais, esposas, maridos estão se conhecendo melhor e convivendo mais. Isso é extremamente benéfico para a nossa saúde. Meu filho descobriu nesta pandemia que eu sei cozinhar e que seu pai é um grande líder. Nós descobrimos que ele sabe rezar e ler em inglês. Meu filho mais novo aprendeu a falar e a contar até 10 com o irmão.
  • Colocar as coisas em ordem - quantas coisas você tinha que colocar em ordem e não tinha tempo? Um armário para arrumar, uma texto para escrever, um plano pessoal para colocar em prática. Coisas que se estivéssemos com a rotina normal, talvez estivessem na sua lista de pendências ainda.
  • Planejar e agir - percebo muitas pessoas planejando novos negócios, planejando novas vidas, planejando novas profissões. Ao mesmo passo que vejo planejamentos saindo do papel. Do mais simples como ler um livro por semana, aos mais complexos, como iniciar um novo negócio.
  • Economia - você já fez as contas do quanto está economizando nesta pandemia? Ok... suas despesas em casa aumentaram, mas já pensou o quanto economizou no barzinho e/ou restaurante que deixou de ir, na roupa que deixou de comprar, nos serviços que deixou de consumir? Se não, coloque em uma balança e você vai se surpreender.
  • Habilidades e comportamentos - analise as habilidades e comportamentos que desenvolveu, mesmo de maneira forçada, mas desenvolveu. As tecnologias que conheceu e aprendeu a mexer, o quanto aflorou sua criatividade para resolver problemas, a sua resiliência para se adaptar à nova rotina. Pare por um tempo e faça essa autoanálise, você vai ficar feliz com você mesmo.

Então meus caros, vamos parar de ver o "copo meio vazio" e vamos começar a ver "o copo meio cheio". No meio das crises há muitas oportunidades, então aproveite-as. Se você passou por algo muito ruim neste tempo de pandemia, veja qual lição você pode tirar disso, levante a cabeça e avante. Se você não passou por algo tão ruim, faça um balanço e comece a enxergar o lado positivo das coisas. Sei que não é fácil, mas somos seres humanos capazes de nos adaptar a qualquer situação. E se precisar, procure ajuda, seja de um profissional ou amigo. Tenho certeza que terá dias melhores e... que tudo vai passar... da maneira mais leve possível.


Daniella Biselli Silveira Clivatti

Product Manager | Digital Transformation | Digital Marketing | Educational Technology

4 a

Siiiim! Tenho feito posts com a #copocheionaquarentena para registrar justamente essas reflexões... Vi tantas coisas boas acontecendo que, se não fosse pelo distanciamento de quem amamos e risco à saúde de todos, até encarava viver assim... em modo “quarentena” por muitos anos! rs

Sempre bom lembrarmos do lado bom de tudo isso! 👍🏻

JORGE LUIS PRADO

Assessor de Investimentos e Sócio Fundador da Únimo Investimentos - XP. Professor de Finanças para Graduação e Pós-graduação. Especialista em Educação Financeira e Planejamento de Aposentadoria.

4 a

Muito bom. Parabéns, excelente reflexão.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Elaine Pacheco

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos