O legado de Eike Batista para os empreendedores do Brasil.

O legado de Eike Batista para os empreendedores do Brasil.

Empreender sempre foi algo fantástico! As grandes empresas transformam o nosso modo de vida a partir de ideias geniais, e de alguma maneira as pessoas acreditam na sua capacidade de transformar um sonho em algo concreto. E essa passagem do “projeto” para o “concreto” é o que define de fato a capacidade de um bom empreendedor.

A ideia por si só, acaba não tendo valor enquanto não são postas em pratica e são apenas suposições de algo que um dia possa acontecer (a grande virtude do processo de criação de um negócio). Ideias inteligentes e revolucionarias surgem todos os dias na nossa cabeça, mas as ideias diferentes como as de; Steve Jobs, Mark Zuckerberg e Larry Page, a diferença deles para nós, é que leses transformaram a “ideia maluca” em um produto. Provavelmente você já viu um negócio revolucionário e pensou: “eu também poderia ter feito isso”. De fato, poderia. Mas não fez, e essa é a grande diferença!

Essa breve introdução é para explicar melhor para vocês o que é realmente empreender, porem segundo Eike Batista “empreender é identificar ineficiências, falta de qualidade e fazer algo melhor. O melhor e o mais barato, se conseguir combinar as duas coisas você vai ganhar muito dinheiro”. A maior parte dos investimentos para os negócios de Eike, foi levantando dentro da bolsa de valores (considerado por muitos empreendedores um negócio de altíssimo risco), ele diz que os investidores confiaram nele por seu passado. Projetos são apenas projetos se não são postos em pratica (esse é o legado de Eike batista), apresentar resultados consistentes e se apoiarem em princípios éticos e morais. Buscar investidores a qualquer custo é algo extremamente arriscado, já que você não tem a menor segurança que poderá cumprir aquilo que está sendo apresentado para os investidores.

Quando você investe tramalhando no desenvolvimento do seu startup, por exemplo, não procure por investidores enquanto o que tiver para mostrar for apenas slides e um monte de projeções para um futuro próximo, sem qualquer vínculo com a realidade. Mostre que você consegue transformar em produto tudo aquilo que você projetou, e que existem pessoas dispostas a pagar pela sua criação. É assim que se mostra valor.

No momento, só existem duas pessoas que ficaram bilionárias com o Power Point: Bill Gattes e Eike Batista. A diferença é que um entrou para história como dos maiores empreendedores de todos os tempos; já o outro...


Fica a dica:

Se você tem uma startup, que está em fase de captação de investimento, e que já tenha superado a fase “Power Point”, conheça o Invest Class. Lá você encontra muitos investidores dispostos a postar em pessoas que conseguiram transformar pequenos projetos em empresas promissoras; as oportunidades são ainda maiores para quem empreende respeitando valores éticos.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos