O medo de ser vulnerável
Ser vulnerável é muito mais do que chorar na frente de alguém. Ser vulnerável é permitir que o outro ultrapasse as barreiras que você colocou pra se proteger.
Sempre escondemos nossas vulnerabilidades atrás de algo: a positividade, as piadas, um jeito mais “desencanado de ser”, uma “firmeza”, a independência demasiada...
A verdade é que todos nós estamos no mesmo lugar: com medo de ser vulnerável. Pra alguns um sinal de fraqueza, pra outros, o medo do que alguém pode acessar. Mas ser vulnerável é mais do que me expor ao outro, mas de entender que para alcançar nossos objetivos precisamos aceitar quem somos: os nossos erros, inseguranças e dúvidas.
Eu que sempre fui forte, o iceberg que aguenta qualquer tranco, me vi dando um conselho pra uma amiga esses dias. Ela, com problemas financeiros, me disse que não contaria pro boy porque ia expor suas vulnerabilidades. E eu questionei: "qual o problema?' Ela me respondeu: 'ele pode usar isso contra mim'.
Verdade. Mas existem dois tipos de pessoas: a outra, é a que vai segurar a onda com você! Como você vai saber qual delas ela é? Arrsicando. Se nós não colocarmos os nossos sentimentos pra fora, deixaremos passar a oportunidade de experimentar um romance que poderia mudar as nossas vidas. Tudo isso por conta do medo de se colocar em uma posição vulnerável.
Mas o que isso tudo dizia sobre mim? Quantas vezes consegui expor minhas vulnerabilidades? Em alguns assuntos muitas, em outras tenho todas as barreiras bem levantadas!
Tirar todas as barreiras e dizer é isso aqui, essas são minhas dores, esses são meus medos e é isso? Em muitos momentos foi bem difícil pra mim!
Mas me permitir ser vulnerável, me permite viver! A coragem de ser imperfeita me abrirá as portas mais inesperadas, derrubará minhas armaduras e não me impedirá de viver minhas experiências ao longo da vida!
Por que, quer saber? Com qualquer pessoas mais velha ou em estado terminado que você converse, todas dizem o mesmo: não se preocupe tanto com o dinheiro ou com os tombos, mas viva as quedas! O que isso significa? Aproveite todo momento, não racionalize tanto, permita seu coração sentir e faça o que ele sente, experimente o que você nunca achou que pudesse experimentar e seja feliz. Porque o que se leva dessa vida? É o que realmente se viveu!
Então Quanto ao outro? Eu tenho pra mim que agora só vale a entrega completa, porque o que realmente vai deixar marca são os sorrisos que demos juntos! Porque lágrimas são como a chuva, sempre tem o sol que seca!
Ser vulnerável é mais do que derrubar barreiras, é se permitir viver!