Vulnerabilidade soa como verdade, e é sinal de coragem!

Vulnerabilidade soa como verdade, e é sinal de coragem!

Sei que é difícil acreditar nisso, sobretudo quando passamos tanto tempo achando que vulnerabilidade e fraqueza são sinônimos, mas é a pura verdade. Vulnerabilidade é incerteza, risco e exposição emocional. Com essa definição em mente, vamos pensar sobre o amor.

Acordar todos os dias e amar alguém que pode ou não nos retribuir, cuja segurança não podemos garantir, que pode estar em nossa vidas um dia e partir sem aviso no outro, que pode ser fiel até a morte ou nos trair no dia seguinte – isso é vulnerabilidade. O amor é incerto e oferece um risco incrível. Amar alguém nos deixa emocionalmente expostos. Sim, é assustador e, sim, nos podemos ser magoados, mas você consegue imaginar sua vida sem amar ou ser amado?

O grande perigo é que começamos a enxergar os sentimentos como fraqueza.

Se quisermos recuperar a parte essencialmente emocional da nossa vida, reacender nossa paixão e retomar nossos objetivos, precisamos aprender a assumir nossa vulnerabilidade e acolher as emoções que resultam disso.

Para algum de nós é um aprendizado novo e, para outros, uma recapitulação. De qualquer forma, a melhor maneira de começar é definindo e compreendendo a vulnerabilidade.

Vulnerabilidade soa como verdade e é sinal de coragem. Verdade e coragem nem sempre são confortáveis, mas nunca são fraquezas.

É verdade que quando estamos vulneráveis ficamos totalmente expostos e assumimos um risco emocional enorme. Mas nada disso tem a ver com fraqueza... Muito pelo contrario!

A Teoria da Vulnerabilidade de Brené Brown nos ensina que aquelas pessoas que mais se expõe e se abrem para as coisas novas, são as mais autenticas e realizadas, ainda que se tornem alvo de críticas e de sentimentos como inveja e ciúmes.

Mostrar-se vulnerável pode parecer uma atitude subversiva, mas ter a coragem de ousar e nos mostrar, como somos de verdade, é a única forma de aproveitar todas as oportunidades que a vida tem a oferecer!

E aí, vai encarar?

O que você pensa a respeito da Vulnerabilidade?

Você pratica a Vulnerabilidade? Como?

Grande beijo,

Gabriella Gulla

Master Coach Trainer Carreira e Liderança

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos