O melhor de dois mundos (e com espaço pra "arenga")
Vi nos últimos dias alguns outdoors circulando na cidade com uma intenção bem explícita de "cutucar" o marketing digital.
Os títulos das peças mexem com o imaginário de situações do tipo "apareceu seu anúncio online! ah, que pena, a bateria do celular descarregou". Ou em outras como "seu cliente clicou no anúncio, mas quem é ele mesmo? O @87_gfkx_yj83#?" O anunciante não se identificou, mas a assinatura da peça diz "Sua marca na rua em 24h. Anuncie em outdoor."
Eu acho super saudável essa "arenga". Sério mesmo! Porque, apesar de às vezes serem realmente ofensivas, em sua maioria elas estimulam a marca rival a revidar com algo ainda mais criativo. Inclusive nos tempos de redator sempre fui fã declarado (e ainda sou) da escola americana de publicidade, onde essa "guerra" entre marcas é muito frequente, normal e até tida como saudável. É dela que saíram os textos e ideias das mais geniais e criativas que já vi, que entraram pra história e são case nas faculdades de publicidade até hoje.
Mas eu poderia também revidar com inúmeros argumentos, a começar por "Ok, meu cliente é o @87_gfkx_yj83#. Porém, te afirmo que, por causa do meu anúncio e do meu trabalho de análise, ele tem os hábitos X, Y e Z e está navegando no meu site pela 8ª vez em 15 dias, e já adicionou 3 produtos ao carrinho de compras". Ou então "Ah, a bateria acabou? Sem problema: ele vai recarregar e daqui a no máximo 2 dias vai receber um anúncio de remarketing com um cupom de desconto da mesma marca pra voltar a visitar o site". Agora se um dia eu acordar nojento e quiser cutucar de volta pra aumentar a arenga, certamente poderia responder também: "E quem é o teu cliente? O Corsa vermelho que passou a 85km/h pelo seu outdoor?"
Marketing Digital é um trabalho MUITO, mas MUITO complexo e, acima de tudo, SÉRIO. Envolve inúmeras habilidades, disciplinas (que muitas vezes a gente nunca viu na faculdade ou em canto algum e aprende na porrada) e que, infelizmente, ainda paga muito pouco no Brasil, em se falando de uma média de mercado. E que, do contrário a muitas empresas e clientes que pensam ainda assim hoje em dia, não se resolve só com post todo santo dia no Instagram ou com 50 emails disparados por semana. On e Off não são mais distintos: pro cliente final, são uma coisa só!
Mas ao invés de arengar, que tal a gente unir forças com o que ambas plataformas têm de melhor? E se a gente começasse a trabalhar junto e ganhar junto, e não só se cutucar feito dois abestados pelas ruas de Fortal City? Por quê a gente não une o melhor de dois mundos?
Exemplo: tem empresas que já unem mobiliário urbano equipado com beacons que detectam se um cliente potencial tá próximo e aí disparam um anúncio daquela marca que tá ali na arte do mobiliário (outdoor, totem ou o que seja) e impacta com assertividade aquele cliente potencial. Muitas empresas já fazem isso no Brasil faz é tempo, e eu garanto que os resultados chegam pra ambos os lados. Por quê ao invés de só querer ganhar o seu você não se moderniza e passa a ser colaborativo, trazendo soluções criativas e pensando não só no teu bolso, mas no do teu cliente?
Provocação a gente revida com argumento. E usa os mesmos argumentos pra propor ideais onde cada um ganhe o seu honestamente e faça com o que cliente termine o dia sorrindo também.
#Paz
#marketingdigital #marketing #publicidade #propaganda #outdoor #googleads #facebookads #linkedinads