O mercado hoje, 04/09/2019
ÁSIA: s mercados asiáticos começaram o dia perto das mínimas diárias após a queda de Wall Street, quando dados ruins da indústria manufatureira dos EUA aumentarem temores de recessão, mas a maioria dos principais mercados regionais fechou em alta durante as negociações da quarta-feira, depois que dados mostraram uma melhora na atividade do setor de serviços na China no mês passado. O índice PMI privado de serviços da Caixin China subiu para 51,1 em agosto, ante 51,6 em julho, sugerindo uma demanda doméstica mais forte do que a externa. A marca de 50 nas leituras do PMI separa crescimento da contração. Os dados oficiais de agosto divulgados no final de semana mostraram que a atividade do setor de serviços recuperou pela primeira vez em cinco meses em agosto. Em Hong Kong o dia foi de alta robusta, com o índice local subindo mais de 3% após relatos de que a controversa lei de extradição deveria ser retirada. Após o fechamento das bolsas locais, a líder de Hong Kong, Carrie Lam, confirmou a retirada do projeto de extradição, que provocou meses de protestos e atenuou o sentimento dos investidores. Sua retirada total era uma das cinco demandas dos manifestantes.
EUROPA: As bolsas europeias negociam em alta, com os players monitorando o Brexit, que parecia desandar para o pior cenário – uma saída sem acordo – ter uma reviravolta, depois que Boris Johnson, defensor de um Brexit a qualquer custo em 31 de outubro, perdeu a maioria no Legislativo. Já era noite na Europa quando o premiê britânico foi derrotado pelos congressistas, que voltaram a assumir o controle da agenda parlamentar, ficando mais próximos de poderem bloquear um divórcio sem acordo. Os parlamentares da Câmara dos Comuns votaram a favor da aprovação de um projeto de lei para impedir o Brexit, derrotando o governo por 27 votos, com 21 parlamentares do próprio partido conservador de Boris Johnson votando com a oposição. Todos os 21 foram expulsos do partido, incluindo dois ex-ministros de Finanças e o neto do icônico primeiro-ministro Winston Churchill. Johnson disse após a votação que apresentaria uma moção para uma eleição geral, mas o principal líder do Partido Trabalhista da oposição, Jeremy Corbyn, disse que não apoiará as eleições antecipadas, a menos que o projeto de lei que descarte que nenhum acordo seja aprovado anteriormente. Ainda na região, A Itália sinaliza estar pronta para um novo governo, depois que membros do Movimento Cinco Estrelas (M5S) votaram esmagadoramente a favor da proposta de coalizão com o Partido Democrata (PD), de centro-esquerda, na terça-feira. Enquanto isso, a Reuters informou que a França propôs oferecer ao Irã cerca de US $ 15 bilhões em linhas de crédito até o final do ano, fornecendo à Teerã retorno ao pleno cumprimento de seu acordo nuclear de 2015, uma medida que depende da concordância de Washington.
EUA: s futuros dos índices de ações dos EUA apontam para uma abertura positiva em Wall Street nesta quarta de manhã. As mudanças no sentimento do mercado melhoraram depois que um relatório mostrou que o crescimento do setor de serviços da China em agosto havia se expandido em sua taxa mais rápida em três meses e com a divulgação da retirada do polêmico projeto de lei de extradição em Hong Kong. Na agenda econômica, os números do comércio internacional de julho serão divulgados às 9h30 e o Livro Bege, relatório que mostra o desempenho atual da economia do país será divulgado às 15h00. O relatório sobre vendas de veículos leves para agosto está marcados para ser divulgado mais tarde. O Furacão Dorian segue em direção dos EUA, diminuiu para categoria 2, mas ganhou tamanho, força e velocidade. O Centro Nacional de Furacões dos EUA alerta que os riscos são os mesmos ou até piores. No fim de semana, o furacão havia atingido a categoria 5, a mais alta da escala Saffir-Simpson, consolidando-se como o segundo maior fenômeno deste tipo na história do Atlântico.
BRASIL: Por aqui, os players iniciam o dia de olho no Congresso, que acelerou a agenda econômica do governo e CCJ do Senado deve votar o texto da Previdência e a PEC paralela, com inclusão de estados e municípios, nesta quarta-feira. O mesmo Senado aprovou na noite de ontem a PEC da cessão onerosa em dois turnos. Segundo a Agencia Senado, com essa “aceleração” do senado, houve um ganho de 30 dias de discussão com a tramitação da PEC paralela praticamente em conjunto com a PEC principal. Porém, nem tudo é otimismo, e o contraponto vem da pressão no “contrateto” de gastos e da indefinição sobre a reforma tributária. No fim de semana, após a equipe econômica apresentar uma proposta orçamentária para 2020 que pode impor um apagão à máquina pública, o presidente Jair Bolsonaro admitiu que o arrocho nas contas poderá atrapalhar uma tentativa de reeleição em 2022. Bolsonaro, aliás, concedeu entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, publicada hoje, que pode gerar ruídos. O presidente defendeu uma 'arejada' na Polícia Federal, sugerindo renovação do quadro.
DOLAR: Formou topo duplo na região nos 4.198, e tem como neckline a região nos 4.158, região muito importante, que se rompida coloca padrão de correção até a região dos 4.126. No curtíssimo prazo, tem suporte imediato em 4.167, se perdido teste nos 4.167 e depois nos citados 4.158. Abaixo dessa abre espiral de baixa, com objetivos em 4.147 e 4.136 antes dos prometidos 4.126. Resistencia imediata em 4.176 e depois 4.185, ambas sem muita importância, acima dela teste em 4.190 e 4.198, região de forte resistência que foi respeitada nas sessões anteriores, e se rompido, vai em direção aos prometidos 4.235 dos relatórios anteriores.