O mercado hoje, 29/04/2019
ÁSIA: As bolsas da região da Ásia-Pacífico fecharam sem direção nesta segunda-feira, enquanto os mercados do Japão permanecerão fechados por uma semana por conta do feriado local “Golden week”. Os mercados da China continental registraram seu pior desempenho semanal desde outubro na semana passada, com o índice de Xangai caindo mais de 5,5%. A empresa de pesquisa Capital Economics atribuiu a fraqueza aos comentários feitos por um órgão da China sobre os planos de estímulo econômico do país. Enquanto as autoridades chinesas disseram que continuariam a apoiar a economia, resultados do PIB melhores do que o esperado no primeiro trimestre provocaram preocupações sobre o potencial abrandamento da política de curto prazo.
EUROPA: As bolsas europeias operam em baixa na segunda-feira de manhã, depois que dados fracos da zona do euro exacerbaram temores das perspectivas para a economia global. Dados oficiais publicados nesta segunda-feira mostraram que o sentimento econômico da zona do euro caiu pelo décimo mês consecutivo para o nível mais baixo em mais de dois anos em abril. O sentimento no bloco caiu para 104,0 pontos em abril, abaixo dos 105,6 de março. Concessionárias de serviços públicos e ações de petróleo e gás lideram as perdas no pan-índice. Enquanto isso, o índice bancário europeu figura entre os ganhadores setoriais, depois que a S&P Global afirmou o rating de crédito da Itália em BBB na sexta-feira. A agência está dando mais tempo para o governo populista de Roma implementar políticas para lidar com os problemas econômicos do país. Os bancos BPM e o Intesa Sanpaolo. No cenário politico local, os socialistas da Espanha conquistaram uma vitória nas eleições gerais do país no domingo. O Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) conquistou a maioria dos assentos no fim de semana, mas ficou significativamente aquém da maioria necessária e deverá procurar formar um governo de coalizão. O partido Vox ganhou 24 assentos, tornando-se o primeiro partido de extrema direita a entrar no parlamento desde que o regime militar terminou na década de 1970.
EUA: Os futuros do índice de ações dos Estados Unidos operam em ligeira baixa na segunda-feira de manhã, com investidores esperando mais uma rodada de balanços corporativos e novos dados econômicos. Na agenda de dados econômicos, está prevista dados da renda pessoal e gastos do consumidor às 9h30. Além disso, os investidores também estarão acompanhando a evolução das negociações comerciais entre os EUA e a China. O secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, disse que os dois lados estão “entrando nas últimas rodadas” de negociações, segundo o New York Times.
BRASIL: Por aqui, os players inicam o dia de olho na movimentação politica do final de semana, após Bolsonaro e Maia terem dois encontros neste fim de semana, em sinal de reaproximação entre ambos, Bolsonaro diz que conversa foi excelente e assessoria de Maia afirma que os líderes conversaram sobre a reforma da Previdência, e segundo o Valor, após visita a Bolsonaro, Onyx diz acreditar em reforma no 1º semestre. Mesmo em meio aos desdobramentos positivos da reunião no final de semana, o Painel da Folha publica que os líderes do centrão dizem que reforma não vai tramitar no prazo do governo, mas no que é possível para a câmara, enquanto o Valor informa que Maia diz a site que governo está longe dos votos para aprovar reforma. Porém, segundo a agencia Estado, 49 deputados que ocupam uma cadeira na Comissão Especial que analisará a reforma da Previdência na Câmara, 32 se dizem a favor da reforma. O número já garantiria a aprovação da proposta no colegiado com folga - são necessários 25 votos. Mas 16 desses parlamentares condicionam a aprovação a mudanças no texto.
DOLAR: Pressionado, porém em região de forte suporte, o dolar segue dentro de range que tem topo em 3.934 e fundo em 3.916, e apenas no rompimento de um destes extremos é que volta a fazer movimento direcional. Suporte imediato em 3.925, e abaixo dele teste nos citados 3.916, que se perdido abre espiral de baixa com objetivo em 3.864, e paradas intermediárias em 3.908, 3.898 e 3.880 atentes do objetivo final. Resistencia imediata é a região citada em 3.934, que se rompido trará teste em 3.946 e3.958, região esta ultima que se rompida, muda o sinal do intraday, trazendo pressão compradora até os 3.969 e depois 3.986, e objetivo final em 4.008