O mito do controle e da vida refletida em um cronograma

O mito do controle e da vida refletida em um cronograma

Uma das coisas mais difíceis de admitir para si mesmo é que você não tem controle sobre tudo. Como a imagem de um ovo frito em um prato, explicada pela querida Eliana Dutra, a gema é sua área de controle, a clara a sua área de influência e o prato é a área que você não controla. Ou seja, você controla muito menos do que gostaria o que está a sua volta.

Na vida, é comum fazermos planos. E nossa experiência corporativa e nosso grau de cobrança com relação ao sucesso nos faz acreditar que os nossos planos devem obedecer a um cronograma preciso e sem alterações. Queremos terminar a faculdade antes dos 25 anos, e ser diretor antes dos 30. Queremos casar e ter filhos antes dos 35, já em nosso imóvel próprio. Queremos viajar e conhecer o mundo antes dos 50 e nos aposentar bem cedo, para curtir a vida ou ser o presidente de uma grande organização. Queremos e queremos. E da mesma forma que somos inflexíveis com prazos e metas de um projeto, amarramos nossa vida em etapas consecutivas e interconectadas, gerando a expectativa de tudo irá acontecer conforme o planejado.

Mas todas as etapas nesse cronograma acelerado falam apenas daquilo que queremos ter, e pouco do que queremos ser. Ao longo dos anos, acumulamos muito aprendizado e descobrimos que algumas coisas que desejávamos não têm mais a mesma importância.

Nada de errado em planejar. Mas o problema está em quando as coisas não acontecem exatamente como você imaginou. A frustração toma conta e ficamos sem ação e sem entender o que deu errado. E ao invés de olhar para a frente, para o que está por vir, nos viramos para trás tentando descobrir o que perdemos no nosso retrovisor.

O coaching me ensinou que você controla apenas você, seus sentimentos, sua atitude com relação às outras pessoas, sua forma de enxergar o mundo e o que quer fazer da sua vida e dos seus talentos. Controlamos o agora, o presente, mas sempre tendo em mente o que queremos ser. É a busca desse ser que nos move para frente e nos faz entender melhor o que temos que fazer para chegar lá. Com desvios, percalços e mudanças. Sim, porque é permitido mudar de ideia. É permitido escolher outro caminho e seguir por ele. E quando chegar onde deseja, pode descobrir que ainda há mais para querer. Mas a grande descoberta é que aquilo que você é ninguém tira de você. Podem tirar seu cargo, sua casa, seu cronograma. Mas você é e pronto. E isso já é muita coisa! 


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos