O mundo mudou, mas algumas verdades do mundo dos negócios continuam valendo.

O mundo mudou, mas algumas verdades do mundo dos negócios continuam valendo.

Num dos casos contados no Aventuras Empresariais da Best Business, você começa a concordar com o Bill Gates em sua resenha sobre ele. Gates escreveu que apesar do livro ser dos anos 1960, as suas lições sobre o mundo dos negócios continuam muito atuais. Daí a ele considerar Aventuras como o melhor livro de negócios que já leu.

No capítulo sobre a Xerox, o livro toca numa questão em que bato muito o pé com o pessoal mais jovem que trabalha comigo aqui no marketing. Quando a ONU ia ser fundada, muita gente nos EUA foi contra. Ainda mais financiada, em parte, com capital americano. A Xerox achou que a causa da ONU era justa e que tinha a ver com os seus valores, por isso apoiou. Recebeu nada menos que 15.000 cartas, algumas raivosas, contra a sua decisão. As cartas eram uma espécie de elo perdido dos comentários nos posts do Facebook, só que vinham em papel e num envelope, com um selo. A Xerox não se abalou e seguiu em frente deixando muito clara a sua posição, sabendo que ia desagradar parte dos seus clientes.

Hoje, com as redes sociais, há uma tendência de várias empresas a tremer no primeiro comentário negativo contra algum posicionamento ou post em suas redes sociais. Tendência a tentar amenizar, contemporizar ou mudar um ponto de vista para tentar agradar a todo mundo. A lição é que não é possível agradar a todos e que é preciso ser coerente com os valores e a cultura da empresa, sem medo de defender seu ponto de vista.

Aventuras Empresariais é muito interessante pelo seu estilo. São 12 casos contados em forma de storytelling, de um jeito mais lento e detalhado, bem longe do que chamamos no mercado de "light business". Já está nas principais livrarias e em e-book.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos